Recife, outubro de 2013 – Iniciou-se na manhã de hoje (15) a programação oficial do evento 30ª Conferência Mundial IASP e XXIII Seminário Nacional Anprotec. Durante a cerimônia de abertura, autoridades governamentais e especialistas internacionais discorreram sobre o modo que as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CTI) podem aprimorar a qualidade de vida e o desenvolvimento dos meios urbanos.
Eduardo Campos, governador do estado de Pernambuco, enfatizou a importância dos investimentos em CTI para o desenvolvimento local. "Em Pernambuco, temos um foco especial nos arranjos produtivos, como o Porto Digital, que melhoram seu entorno como um todo". Além disso, Campos também elencou outras iniciativas estaduais em inovação, como o ParqTel – focado na produção de hardware – e uma nova área de inovação na região do Curado.
Por sua vez, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, diz-se convencido de que os parques tecnológicos são assunto para políticas públicas. Isso torna-se relevante, segundo ele, na medida em que os polos transformam as cidades, especialmente, sob o ponto de vista da mobilidade, da construção sustentável e das tecnologias assistidas que melhoram a qualidade de vida do cidadão.
Já Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, comentou que as áreas de inovação não só transformam a urbanização das cidades, mas também colaboram para uma mudança populacional. "Iniciativas como o Porto Digital têm um papel na requalificação profissional dos cidadãos, o que traz uma elevação da massa salarial da cidade como um todo," explicou Saboya.
Para Francilene Procópio, presidente da Anprotec, o setor produtivo vem olhando para os parques tecnológicos como um setor de desenvolvimento e, a partir deste evento em Recife, abrem-se oportunidades de cooperação com diferentes países. "O Brasil mudou nos últimos anos. Estamos mais atrativos, oferecendo mais oportunidades e abertos ao diálogo e à troca de ideias. Dentro do Brasil estamos criando uma nova estratégia de desenvolvimento baseada nas empresas inovadoras", pontuou Francilene.
Também falaram na abertura do evento Rick Weddle, presidente da IASP e Carlos Alberto dos Santos, do Sebrae. O mestre de cerimônias foi Luis Sanz, diretor-executivo da IASP.
O evento 30ª Conferência Mundial IASP e XXIII Seminário Nacional Anprotec acontece de 14 a 17 de outubro no Porto Digital, em Recife. O mote "Parques Tecnológicos Modelando Cidades" terá apresentação na forma de plenárias e sessões técnicas, contando com cases de áreas de inovação nos cinco continentes. Estão confirmadas palestras com especialistas como Anthony Townsend, pesquisador em mobilidade e tecnologia; Valerie D’Costa, gerente de projetos do InfoDev do Banco Mundial; além de representantes de parques tecnológicos mundiais.
O evento é organizado pelo Porto Digital, com realização da IASP (International Association of Science Parks), da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Seu financiamento é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC), contando ainda com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.
Mais informações nos sites: www.iasp2013recife.com ou www.seminarionacional.com.br.
Sobre a IASP
A IASP é uma organização global com cerca de 390 membros em 70 países. É responsável por conectar os profissionais de gestão da ciência, tecnologia e parques de pesquisa (científicos e tecnológicos) e outras áreas de inovação e por prestar serviços que contribuam para o crescimento e eficácia de seus membros.
Em 2013, seu evento anual será realizado em Recife, com a colaboração do Porto Digital. Concomitantemente, ocorrerá o Seminário da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Sobre a Anprotec
Criada em outubro de 1987, a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com sede em Brasília (DF), é a única organização brasileira representativa das entidades gestoras de incubadoras de empresas, polos, parques tecnológicos e tecnópoles. Tem como missão representar e defender os interesses destas instituições para promover o desenvolvimento socioeconômico do País por meio da criação e do fortalecimento de empresas que possuem como base o conhecimento e a inovação.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.