São Paulo, julho de 2012 – Enquanto muitas empresas buscam o baixo custo dos call centeres indianos, outras caminham no movimento contrário, visando qualidade e eficiência no atendimento. Uma das empresas que segue o rumo do atendimento de primeira linha é a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores.
Com serviço de suporte técnico por meio de e-mail, chat, fóruns e telefones, a empresa chega a atender até 7.700 chamados por mês. “O fato de o profissional do atendimento viver na mesma realidade do usuário é um facilitador para a solução de problemas. O fator cultural é importante para que a comunicação entre as partes funcione”, explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG no Brasil.
Em linhas gerais, as empresas de antivírus costumam fornecer o serviço de suporte técnico em inglês ou apenas para alguns de seus produtos. No caso da AVG, a cobertura abrange todo seu portfólio e o serviço é prestado por brasileiros em português. “Sanando as dúvidas de quem tem os produtos da AVG, tanto os pagos quanto os gratuitos, garantimos que as funcionalidades dos programas sejam usadas plenamente, potencializando a proteção dos computadores. E as dúvidas são diversas, vão de como inserir uma licença de uso no software até explicação de como o software funciona em redes corporativas”, explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG no Brasil.
Segundo o diretor, informações do modelo do equipamento e principais hábitos de navegação do usuário devem ser considerados no momento da configuração do antivírus. “Usar redes sociais e internet banking, por exemplo, podem representar ameaças que demandam mais rigor na proteção. Caso haja suspeita de malware, também auxiliamos na limpeza da máquina. Se necessário, nossos técnicos acessam remotamente o equipamento para fazer os ajustes”, afirma Sumrell.
Uma das “atrações” do suporte técnico é o acesso remoto ao computador do cliente, que é vista pelos clientes como uma manobra “mágica”. “Com a permissão do usuário, acessamos a máquina e conseguimos fazer os ajustes necessários. Alguns clientes chamam a família pra que vejam o ‘fantasma’ mexendo no computador”, revela o CEO da AVG no Brasil Leandro Mantovan.
Atualmente, centrais de atendimento no Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) direcionam suas ligações para São Paulo (SP), onde 10 profissionais atendem chamados de todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati