São Paulo, abril de 2013 – O próximo mês de maio vai ser agitado para a empresa iCare Games. Ganhadora da etapa pernambucana do concurso do UK Trade & Investment, a startup do Porto Digital, parque tecnológico recifense, será uma das representantes do país no Digital Shoreditch Festival, evento londrino que acontecerá de 20 a 26 de maio.
A iCare Games é uma das recém-graduadas na CAIS do Porto, incubadora do polo tecnológico pernambucano. Junto com outras startups de sucesso, como Eventick e Bidcorp, ela cumpriu seu período de incubação, passando por treinamentos e assessorias. Hoje, a empresa está pronta para enfrentar o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil e no mundo.
A empresa desenvolve jogos eletrônicos com foco em educação e transformação social. Seu principal produto é o jogo “Subindo na Vida”, encomendado pela Fecomércio-PE e pelo Sebrae do estado para ensinar a jovens de baixa renda conceitos básicos de empreendedorismo. O game funciona em várias plataformas, como o site do programa Forme, projeto de responsabilidade social da entidade comercial, e o Facebook.
Segundo Yuri Zaidan, da iCare Games, a escolha da startup foi feita por meio de um pitch de 10 minutos para uma banca composta de representantes do Conselho Britânico e do Porto Digital. “Ficamos bastante contentes com o resultado, que serve como um tipo de validação mínima para a ideia”, ressaltou Zaidan. Ele acrescenta que a partir dessa oportunidade, existe uma série de possibilidades que podem ser exploradas em Londres, que é um hub global para a área de Economia Criativa. A visita à Inglaterra abre chances de conhecer fundos de Venture Capital e novas tendências na área de tecnologia e empreendedorismo.
O Digital Shoreditch Festival é um evento de celebração da inovação e da criatividade. Sua programação enfoca assuntos como o mundo digital do futuro, capital e crescimento, marcas e tecnologia criativa, além de exibição de startups e projetos. Em 2012, o festival reuniu mais de 6.500 pessoas.
“É muito prestigioso ter uma startup da CAIS do Porto em um evento na Europa, o que demonstra que as empresas nascidas e desenvolvidas em Recife têm um padrão comparável com as empresas dos melhores centros do mundo”, destaca Francisco Saboya, presidente do Porto Digital.
A escolha para participar do Digital Shoreditch Festival aconteceu por uma competição regional de startups, promovida pelo Porto Digital em parceria com o UK Trade & Investment – agência do Reino Unido de atração de empresas e investimentos. A empresa também conhecerá a TechCity, o Vale do Silício londrino. Outras empresas brasileiras que irão à Londres são: Ioasys, Feelbr, Meia Bandeirada e Toda Bossa.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova