São Paulo, maio de 2014 – Na próxima semana, o Portomídia – Centro de Empreendedorismo em Economia Criativa do parque tecnológico recifense Porto Digital – traz Jean-Luc Sinclair, especialista em produção e edição de som para mídias digitais para ministrar um curso inédito no Brasil.
O curso, com carga horária de 40 horas, pretende expandir e atualizar as habilidades e conhecimentos de profissionais e estudantes com experiência em produção de áudio e que tenham interesse em se especializar no campo da pós-produção de áudio e em áudio para cinema e jogos digitais.
O conteúdo abordado pelo instrutor Jean-Luc Sinclair incluirá a produção de sessões para filmes e programas de TV, gerenciamento de mídia, técnicas de sound design, áudio interativo e áudio para jogos digitais. Durante o curso, os participantes trabalharão com ferramentas usadas nas indústrias de áudio e games, como Pro Tools, FMOD Studio e Unity. Serão extensamente trabalhados também os desafios encontrados especificamente no design de áudio para jogos digitais.
Sobre o instrutor
Jean-Luc Sinclair é sound designer e engenheiro de som, produtor musical, compositor e professor universitário. Com 15 anos de experiência, ele trabalhou com músicos e bandas como Trent Reznor (Nine Inch Nails), Scissor Sisters, Zach de la Rocha (Rage Against the Machine) e Michael Stipes (REM). Além disso, prestou serviço para empresas internacionais de grande porte, tais como: id Software (desenvolvedora da franquia Doom), Ubisoft (publicadora de jogos como Resident Evil 4 e Assassins Creed), Looking Glass Technologies, Marvel Comics (criadora de historias como Homem Aranha, X-Men, Os Vingadores, etc.), BBC e ATI Technologies.
Jean-Luc Sinclair foi consultor de sound design para a engine de áudio Doom 3 e fez a produção musical dos DVDs de bandas como Ministry e Slayer. No cinema, foi dele a trilha sonora do documentário "Small, Small Thing".
Além da experiência como compositor e produtor, Jean-Luc Sinclair é membro do corpo docente de duas universidades dos EUA. No Berklee College of Music, em Boston, ele ministra cursos de Produção de Música Eletrônica e Áudio para Games. E na New York Univeristy, ele criou a grade curricular para o curso de Áudio para Games, com componentes práticos desenvolvidos junto a empresas como Electronic Arts e Epic Games.