Já publicamos aqui no blog um texto que aborda como as empresas têm se comportado dentro das redes sociais, especialmente quando se trata do relacionamento com o consumidor.
Essa tendência de mensurar a influência e imagem das companhias em sites como o Facebook e o Twitter vem crescendo a cada dia.
Você que lê este texto, sabia que existe um serviço que mede a influência de cada internauta?
Pois ele se torna mais popular a cada dia. Trata-se do Klout, um serviço on-line que mede a influência das pessoas nas redes sociais e confere a elas uma nota de 0 a 100. Qualquer um que tenha uma conta no Twitter automaticamente é ranqueado, e quanto mais serviços o internauta tiver associado à ferramenta (Facebook, Foursquare, Linkedin, Google+ e outros), melhor é a mensuração da sua influência.
E o melhor uso que as empresas podem fazer desta solução é analisar o nível de influência de todos os públicos e, inclusive, o indicador por ajudar a escolher com quem se relacionar nas redes sociais de uma forma estratégia.
O trabalho de monitoramento das redes sociais, por exemplo, já contempla uma avaliação dos principais públicos da empresa no Klout para avaliar o poder de um influenciador ou detrator de uma marca.
A pontuação média no serviço é 20 e, quanto maior for esse número, mais difícil de aumentá-lo. De uma maneira simplista, você pode encarar o Klout como um enorme e global teste de popularidade.
Só para se ter uma ideia, no início de 2012 o cantor Justin Bieber figurava entre os principais influenciadores no mundo, com uma pontuação quase perfeita Mas, na metade do ano, o presidente norte-americano Barack Obama o ultrapassou.
Esta semana, o Klout divulgou seus planos em mudanças em seu algoritmo para facilitar a leitura dos dados pelos usuários, além de também incluir mudanças na captação das informações pelo Klout. Tudo isso amarrado com uma interface ainda mais amigável.