Os vídeos são uma poderosa ferramenta do audiovisual, pois ajudam sua empresa a compartilhar boas histórias, aumentar a credibilidade e visibilidade e gerar confiança. Separei nesse texto 7 tipos de vídeos que você pode usar na sua CI, dando voz e empoderando seus colaboradores.
Para projetos com essa natureza ou campanhas com peças audiovisuais, basta uma reunião de briefing, um bom roteiro, um storytelling completo e um storyboard, que é um roteiro que contém desenhos em sequência cronológica, mostrando cenas e ações mais importantes, e pronto.
É muito mais fácil do que você imagina e o investimento também cabe no bolso 😉
O Protagonismo dos Colaboradores
Acabei de participar da criação de um novo canal de Comunicação Interna para a CHS, multinacional do ramo de agronegócios, totalmente baseado na gravação e envio de vídeos por seus colaboradores.
Para estimular a adesão ao novo canal, produzimos um vídeo curto, com cerca de 60 segundos, uma trilha sonora descolada, key-messages de efeito e legendas.
Em poucos dias, diversos funcionários da empresa já se sentiram estimulados a noticiar os fatos e os dados de suas unidades.
7 Tipos de Vídeos para você usar na sua CI
Vídeos corporativos: Podem reforçar a presença de uma marca nas redes sociais, atrair mais visibilidade para produtos e serviços, educar consumidores sobre um tema, construir autoridade para a empresa e muito mais. Essa é uma forma de entregar informação de qualidade sobre a empresa, com rapidez e dinamismo, ideal para rotinas atarefadas.
Vídeos Institucionais: Apresenta a identidade da empresa e sua trajetória, destacando seus produtos ou serviços, seus valores e missão.
Produtos e serviços: Explica as principais soluções que a empresa oferece aos clientes. Fornece uma visão ampla do que vai ser produzido e é importante para motivar e responsabilizar o colaborador, que se sentirá parte de algo mais significativo.
Vídeos Temáticos: Podem ser produzidos em datas comemorativas, como Dias das Mães, Dia dos Pais, Dia da Mulher, Campanhas de comunicação interna etc. Aumenta o senso de pertencimento e o engajamento dos colaboradores, o que contribui com a cultura organizacional e satisfação no trabalho.
Boas práticas: Substituem comunicados ou manuais sobre regras de convivência, dress code e outras boas práticas gerais, de forma mais descontraída e leve. Ameniza o tom de cobrança, são mais impactantes, podendo gerar mais resultados positivos no comportamento dos colaboradores.
Palavra do presidente: Ao vivo ou gravado, o vídeo aproxima o líder dos colaboradores e é especialmente útil para filiais de empresas, que ficam distantes da diretoria, pois melhoram a comunicação com os empregados.
Treinamentos ao vivo: Os treinamentos corporativos, palestras e oficinas online possuem vantagens, como redução de custos de locomoção e logística, bem como praticidade para os participantes, que podem acompanhá-los mesmo estando em home office.