De acordo com o relatório Global Reptrack 100, de 2022, as 100 empresas mais conceituadas no mundo em reputação corporativa já compreenderam a importância de fazer a gestão dos seus negócios tendo a Agenda ESG como orientadora das melhores práticas.

A Agenda ESG ajuda a demonstrar como a empresa está consciente em relação ao seu papel social e ambiental. O termo é uma sigla em inglês “Environmental, Social and Governance”, que pode ser traduzido para o português como “Ambiental, Social e Governança”. Ou seja, a organização que  atua em  conformidade com a agenda ESG possui uma gestão que não é voltada somente para o lucro: todo o seu processo produtivo contempla esses três pilares.

Se a sua empresa já entendeu que esse é o caminho, mas não está conseguindo demonstrar corretamente seus avanços em prol da sustentabilidade para seus stakeholders, talvez você não esteja usando a ferramenta correta na produção do seu Relatório de Sustentabilidade.

Aplicar as normas GRI (Global Reporting Initiative) para a produção do Relatório de Sustentabilidade é tudo o que sua empresa precisa  para virar essa página.

As normas GRI atuam como um guia de gestão sustentável tanto para as empresas que por exigência do mercado de ações são obrigadas a reportar os impactos sociais e ambientais, positivos e/ou negativos, quanto para as que não têm essa obrigatoriedade.

O documento gerado vai além de uma peça bem cuidada de comunicação sobre a empresa. Ele pode ser um “empurrão” para a mudança de processos, visando a gestão com foco na Agenda ESG. Pode ser um input de transformação, pois serve para ampliar a  visão sobre como a empresa é,  pois inclui a escuta das partes interessadas.

vantagens-relatorio-metodologia-gri

Vantagens da metodologia GRI

1) É a forma de demonstrar que a empresa está preocupada com o futuro do planeta

A falta de gestão adequada dos recursos ambientais pode causar impactos irreversíveis para o planeta. Adotar o GRI para a produção do Relatório de Sustentabilidade é o primeiro passo para que a empresa saiba como fazer a gestão sustentável dos seus recursos.

2) Destaca a empresa entre as melhores empresas para se trabalhar

Segundo a metodologia do Great Place to Work (GPTW), as empresas que melhor se posicionam entre as melhores para se trabalhar são as que desenvolvem uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Uma das formas de se gerar confiança interna é quando os empregados percebem que a empresa reconhece seus impactos negativos e explica o que está sendo feito para mitigá-los.

3) Ajuda a definir Visão & Estratégia

A elaboração de um relatório sobre os impactos causados por suas atividades cotidianas demonstra transparentemente a ligação entre a estratégia da companhia e seu compromisso com uma economia global sustentável.

4) Mede o desempenho, gerencia riscos e motiva empregados

O GRI é um Sistema de Gestão. Ajuda a integrar todos os impactos que a organização gera à sua estratégia. É como se a jornada de transformação acontecesse junto com o relatório.

5) Ajuda a dar transparência no relacionamento com os stakeholders

A publicação do Relatório de Sustentabilidade com as normas GRI tem o poder de fortalecer a relação de confiança entre a empresa relatora e seus stakeholders, também conhecidos como partes interessadas, principalmente quando estes se sentem considerados e se reconhecem no relatório.

Nós podemos te ajudar com seu relatório de sustentabilidade

O Grupo Trama Reputale está há mais de 27 anos transformando caminhos e guiando pessoas e marcas rumo a um futuro melhor. Nossa equipe poderá apoiar sua organização em todas as fases de elaboração do relatório, desde o levantamento e classificação dos impactos, passando pela definição dos temas materiais, até a formatação, criação e diagramação do produto final.

Vamos juntos desenvolver o seu Relatório de Sustentabilidade? Baixe nosso ebook gratuito para saber mais!

Vantagens-GRI