As pessoas se comunicam e consomem informação de uma forma totalmente diferente com o passar dos anos. Novas ferramentas e possibilidades surgem e transformam tudo ao nosso redor, como é o caso das redes sociais, que tornam a comunicação cada vez mais rápida, instantânea, dinâmica e acessível. Entretanto, para as empresas, o mercado exige cada vez mais preparo e planejamento quando o assunto é comunicar-se com o seu público. Afinal, são muitas informações aparecendo na tela ao mesmo tempo e é importante se destacar no meio disso tudo.

Dentro do segmento de tecnologia, por exemplo, não é diferente. Uma agência de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa especializada é capaz de realizar um trabalho de desenvolvimento de estratégia de comunicação para que uma empresa possa ter destaque na imprensa, principalmente em veículos (jornais, revistas, portais de notícia, blogs, entre outros) que conversam com o público-alvo.

melhor-assessoria-de-imprensa-para-TI

Segundo o Gerente de Atendimento do Grupo Trama Reputale , Fábio Saulo Costa, a assessoria de imprensa é extremamente importante para alavancar o crescimento de uma empresa e profissionalizar a forma como ela comunica seus produtos e serviços.

“A confiança dos clientes, parceiros e investidores, por exemplo, é fundamental no mundo da tecnologia, e uma Assessoria de Imprensa bem executada pode construir e manter uma reputação positiva, fornecendo informações precisas e transparentes sobre a empresa para a imprensa, suas práticas éticas, suas inovações e visão de futuro”, afirma.

Fabio-Saulo-Costa-Blog-Trama

Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

A Assessoria de Imprensa também é importante em casos de gestão de crises. No setor tecnológico, onde vulnerabilidades de segurança, falhas de privacidade e questões regulatórias podem surgir a qualquer momento, ter uma equipe experiente pode ajudar a minimizar danos à reputação, fornecendo respostas adequadas e coordenando a comunicação dos porta-vozes e analisando as melhores possibilidades para lidar com adversidades.

Pensando nesse tema, fizemos uma lista com cinco vantagens de investir na comunicação de uma empresa de tecnologia e como podemos ajudar na construção de uma marca sólida. Confira:

5 vantagens de contratar uma Assessoria de Imprensa para empresas de TI

1) Desenvolver ações com Influenciadores Digitais do setor de Tecnologia

Voltando no assunto de redes sociais, nos últimos anos, as agências de comunicação vêm realizando um trabalho cada vez mais completo, indo muito além do contato com jornalistas. Hoje em dia, pessoas influentes e com grande alcance estão no Instagram, Youtube, X e TikTok, por exemplo, atuando como grandes aliados para a divulgação de marcas, serviços e ações das empresas. No setor de tecnologia, é possível realizar uma série de ações como testes, reviews, unboxings, e a equipe de Relações Públicas é essencial para detectar oportunidades e criar campanhas assertivas.

2) Ser referência dentro de um mercado extremamente competitivo

Com uma comunicação profissionalizada, é possível trabalhar os principais temas de uma empresa de tecnologia a fim de se comunicar em massa, tornando a marca ainda mais conhecida e sendo referência nos produtos e serviços oferecidos. Para isso, existem estratégias que podem ser trabalhadas para que sua empresa esteja em evidência na mídia de forma espontânea, o que também garante mais economia, uma vez que esses resultados podem ser comparados com espaços publicitários que podem ser custosos.

3) Desenvolver um relacionamento de confiança com os jornalistas

Se aproximar de jornalistas que falam sobre tecnologia é fundamental para que os conteúdos da empresa sejam publicados. Mas, afinal, como estabelecer uma relação com jornalistas sem conhecê-lo? É aqui que se insere a importância de contar com o serviço de uma boa Assessoria de Imprensa especializada em tecnologia, pois assim será possível coordenar o contato, ações de divulgação e aproximação com jornalistas, além do atendimento de demandas que chegam dos próprios comunicadores.

4) Gerenciar uma situação crítica pensando de forma estratégica

Um fato desagradável envolvendo a marca ou empresa vazaram na imprensa? Com profissionais de comunicação, todo o apoio para a criação de materiais para entrevistas, acompanhamento das publicações e estratégias que diminuam os riscos para o negócio será oferecido.

5) Obter relatórios para desenvolver estratégias de crescimento

Uma Assessoria de Imprensa especializada em clientes de tecnologia pode desenvolver um relatório analítico que demonstra todos os resultados atingidos, tornando possível visualizar o retorno financeiro das publicações, quantas pessoas estão sendo atingidas com as informações, entre outras diversas informações analíticas que confirmam a situação da reputação da marca.

Assessoria de Imprensa especializada na área de tecnologia

Com todas as possibilidades e vantagens citadas acima, é possível concluir que investir em comunicação é cada vez mais importante para garantir que as mensagens-chave de uma empresa de tecnologia sejam transmitidas de forma assertiva aos públicos de interesse. Seja nas redes sociais ou em veículos de comunicação, existem estratégias e planos de ação específicos que, com a expertise de uma assessoria de imprensa especializada, podem ser colocados em prática para que os negócios sejam potencializados, fortalecendo a credibilidade e protagonismo das companhias em relação ao mercado.

Quer saber mais sobre o universo da comunicação corporativa e como uma agência de RP pode ser crucial para os negócios de empresas de tecnologia? Então visite outros conteúdos do nosso blog.

Peça uma proposta

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.