Nos últimos anos, os profissionais da área tiveram que se adaptar para entregas cada vez mais qualificadas, além de melhorarem o olhar analítico para métricas qualitativas e quantitativas. Hoje, o setor consegue apresentar, com dados significativos, a importância do trabalho de Relações Públicas e assessoria de imprensa para as empresas.
Nesse sentido, quero dialogar com você sobre seis métricas importantes para os profissionais de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa – e, também, os times internos da sua empresa que lidam diretamente com essas áreas – ampliarem suas análises mercadológicas.
O que é Ciência de Dados
A ciência de dados é a habilidade de extrair insights e estratégias de um conjunto complexo de registros. Pensando nisso, a Universidade de Berkeley desenvolveu o ciclo de vida da ciência de dados, organizando a ideia central em cinco estágios:
- Captura de Dados – extração, entrada, recepção;
- Armazenamento – limpeza, preparação;
- Processamento – mineração, agrupamento, classificação, sumarização;
- Análise – exploratório, confirmatório, análise qualitativa;
- Comunicação – relatórios, visualização, inteligência de negócios, tomada de decisões.
Segundo a IBM, 2,5 trilhões de bytes de dados são produzidos diariamente. Esse cenário fez com que empresas de todos os setores buscassem formas de processar essas informações para obter inteligência competitiva. E para tirarmos vantagem desses elementos, precisamos saber como captá-los, entendê-los, processá-los, extrair seu valor e por fim, comunicá-los.
Com isso, o trabalho de comunicação corporativa também teve que se atualizar, sendo capaz de auxiliar o cliente com análises de informações que resultam em um trabalho mais estratégico e analítico, gerando assim para as organizações e agências, resultados mais assertivos, conquistas mais direcionadas, maior produtividade e capacidade de produção de relatórios mais elaborados.
E como analisar todos esses dados?
De acordo com a Pesquisa Global de Gestão de Dados 2020 da Experian, um problema apontado por 42% dos gestores entrevistados é a perda de recursos e gastos adicionais gerados pela má qualidade das informações.
Outros 85% acreditam que a interpretação de métricas e análise de dados é um dos itens mais valiosos na organização, mas ainda enfrentam falta de entendimento dos resultados. Ainda segundo pesquisa, 56% dos profissionais de comunicação social dizem ainda ter dificuldade para escolher as métricas que devem adotar para alcançar seus objetivos de comunicação.
Apesar disso, existem muitas formas de cruzar informações quantitativas e até mesmo qualitativas para gerar análises personalizadas para cada cenário e cliente.
Algumas delas são:
Classificação de matérias por pilar
É o primeiro passo para entender se uma estratégia de comunicação está sendo bem executada. Com ela, conseguimos descobrir quais aspectos mais promovem a marca e entender se os objetivos do cliente estão sendo atingidos. Essa análise pode ser feita pensando no tema discutido no conteúdo e verificando se as mensagens-chave da marca foram transmitidas da maneira planejada.
Promotores, Neutros ou Detratores
Muito mais do que números, é fundamental entender se as matérias que falam do cliente são positivas, negativas ou neutras. Focando ainda em entender o que destacaram, o quanto falaram e o que ignoraram. Com isso em mente, qual o real ganho da empresa com aquele conteúdo? Isso é importante considerando que 76% dos executivos brasileiros atribuem o valor de suas empresas à qualidade da reputação.
Metodologias Próprias
Para ajudar as empresas a saberem se estão direcionando seus esforços na direção correta, vale a pena utilizarmos metodologias que nos ajudam a identificar como está a reputação da marca. Um índice simples muito utilizado em pesquisas de satisfação é o ‘Net Promoter Score’ ou ‘NPS’. Para obter esse valor podemos fazer uma conta simples:
Nº de matérias positivas – Nº de matérias negativas
________________________________________ = Índice de satisfação%
Total de matérias (positivas + neutras + negativas)
Essa simples fórmula pode ajudar a traçar estratégias de fortalecimento de reputação da marca, ajudando os profissionais a terem uma melhor noção de como está a imagem da empresa nos veículos de comunicação.
Posicionamento dos Concorrentes
Tão importante quanto saber tudo o que está sendo dito sobre a empresa, é saber como estão se posicionando os concorrentes e onde estão direcionando seus esforços. Isso ajuda a entender em qual momento está a organização no ambiente competitivo.
Alcance da sua Informação
O alcance diz respeito ao número diário de visualizações de canais jornalísticos digitais que publicaram matérias sobre a sua marca. Ou seja, é uma métrica quantitativa que nos ajuda a entender qual o tamanho do público que está sendo impactado pela notícia e consequentemente, pela marca.
ROI da Comunicação
A valoração é uma métrica tradicional utiliza por muitas empresas para avaliar o retorno financeiro da exposição da marca quando comparada a espaços publicitários. Essa estratégia compara o valor que seria investido na compra do espaço, o tamanho da matéria fruto do trabalho de assessoria de imprensa e o CPM (custo por mil). Ou seja, ela traduz o quanto a marca gastaria para atingir aquele público caso não tivesse conquistado de forma orgânica.
“O ideal é que todas essas técnicas sejam analisadas em conjunto para darem vida a análises estratégicas e visões profundas da comunicação organizacional da empresa. Além disso, elas também permitem que seja feito o cálculo do ROI (retorno sobre investimento), que costuma dar ao cliente uma visão mais ampla do benefício do trabalho de assessoria de imprensa e Relações Públicas”, comenta Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale.