A Assessoria de Imprensa para o Terceiro Setor tem se tornado cada vez mais importante para estimular a visibilidade das organizações, a partir da produção de pautas de interesse público e jornalístico para serem divulgadas na imprensa.
Devido a pandemia do novo coronavírus, as organizações do Terceiro Setor popularmente conhecidas como ONGs desenvolveram um papel muito importante para a sociedade colaborando com a população mais vulnerável, com arrecadação de alimentos e itens de primeira necessidade.
Por outro lado, muitas instituições sofreram um grande impacto e tiveram uma queda significativa de arrecadação, por causa da atividade econômica do País, já que muitas famílias que ajudam essas entidades acabaram segurando na contribuição, pois não sabiam como seria o futuro de suas finanças.
E durante esses meses, a mídia valorizou e destacou diversos projetos sociais e ONGs que estavam fazendo a diferença na vida de muitos brasileiros ou que precisavam arrecadar mais fundos e ajudar a sua comunidade. Mas você pensa, como a minha ONG pode se tornar conhecida, atrair mais doadores e se comunicar com diversos públicos e com a mídia em geral?
É aí que a Assessoria de Imprensa entra e desenvolve um importante papel de mediação e divulgação, a partir de estratégias que buscam estimular o crescimento da ONG, atrair mais investimentos e, assim, chamar a atenção do doador.
O Assessor de Imprensa vai elaborar algumas ações para divulgar os projetos sociais que a ONG esteja desenvolvendo, vai criar uma identidade positiva da instituição na mídia e até atuar na gestão de crises, caso tenha algum tema que possa ser negativo para a imprensa. O mais importante é que a ONG mostre que está de fato atuando junto à comunidade nas causas sociais e exponha os resultados positivos do seu trabalho, para que a partir deles conquiste ainda mais engajamento.
Com isso, separamos aqui algumas dicas que vão te mostrar o importante papel da Assessoria de Imprensa para ONGs e como destacar as ideias e os projetos da instituição da mídia:
DICA 1: A Importância do Conteúdo
Não é qualquer assunto que gera interesse na mídia. Por isso, é fundamental focar em pautas que possuam apelo e sejam de interesse público, mas que promovam uma atividade de destaque que a organização realiza.
Por exemplo, a Apabex – Associação de Pais Banespianos de Excepcionais, uma instituição que promove atendimento especializado a pessoas com deficiência intelectual, realiza o Programa de Emprego Apoiado, uma metodologia que visa à inclusão no mercado de trabalho de pessoas em situação de incapacidade mais significativa.
E para tornar público esse importante trabalho da instituição, desenvolvemos uma sugestão de pauta mostrando um atendido da Apabex que conquistou um emprego por meio do programa e indicou a responsável da organização para conceder entrevista e falar sobre a importância de inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A pauta gerou interesse do Correio Brasiliense, o maior veículo de mídia de Brasília (DF). Para conferir como ficou esta matéria no jornal clique aqui e confira.
Por isso, para que a sua ONG conquiste um espaço na mídia e alcance um resultado como esse, a dica é refletir nas possibilidades de impacto e pensar qual a contribuição que o seu Projeto Social vai ter para a sociedade. Ou seja, cabe a Assessoria de Imprensa apurar importantes temas e ações da organização, checando dados relevantes e que expresse o grande valor do trabalho desenvolvido pela instituição.
DICA 2: Aposte em Eventos
Sabe aquele evento beneficente que você acha que não tem tanta importância, mas na verdade, ele pode ter sim! Por mais que não pareça uma atividade que traga tantos resultados, quando o assunto é relacionado com a atividade da ONG ou datas comemorativas é possível chamar a atenção não só da comunidade em geral como também dos jornalistas.
A Casa Hope, instituição 100% filantrópica que oferece apoio biopsicossocial e educacional às crianças e adolescentes portadores de câncer e transplantado, foi destaque do jornal O Estado de S. Paulo, na matéria “Entidade que apoia crianças com câncer realiza bazar beneficente de Natal”. O trabalho de comunicação, também realizado pela Assessoria de Imprensa da Trama Comunicação, mostra que há espaço na mídia para essas ações sociais. A equipe de assessores desenvolveu um release, divulgou na imprensa e contatou os principais jornalistas do setor, conquistando assim um espaço de grande relevância na mídia.
Além disso, as redes sociais também são grandes aliadas para que esses eventos sejam divulgados. Como postagens no Instagram com divulgação das ações que serão realizadas no dia, criação de evento no Facebook e convite para as pessoas que possam ter interesse na atividade desenvolvida, além de e-mail marketing, que é um meio de comunicação entre uma organização e seu público-alvo e potenciais apoiadores.
DICA 3 – Mostre sua Relevância Social
As ONGs têm uma função social muito importante e pode abordar diversos temas, conforme suas afinidades e segmentos de trabalho. Ela pode contribuir com a população por meio de um mapeamento ou elaboração de dados, que sirvam de referência para algumas situações da sociedade, como estudos que apontam por exemplo, a mortalidade infantil, violência doméstica, crime ambiental, entre outros. Essa contribuição com geração de dados gera muito interesse da imprensa e é possível conquistar grandes espaços e em veículos de relevância.
Um bom exemplo é esse momento de crise que o Brasil vive em decorrência das queimadas no Pantanal. Muitas ONGs têm entrado em cena e mostrado seus estudos e relatórios com índices sobre desmatamento e degradação ambiental. É possível observar nos meios de comunicação que muitas instituições estão sendo utilizadas como fonte e que a imprensa tem ficado cada vez mais atenta para as iniciativas de ONGs.
A Assessoria de Imprensa para o Terceiro Setor traz credibilidade para as instituições e faz com que elas ganhem destaque nos veículos de mídia.
Apesar de muitas ONGs não disponibilizarem de grandes recursos, muitas já perceberam essa importância e tem contado com os serviços especializados de uma Assessoria de Imprensa profissional, pois notaram que as práticas desenvolvidas pela comunicação fazem com que a imagem melhore, se tornam conhecidas e os recursos financeiros e doações começam a entrar.