Tudo é questão de jeito…
Por alguns minutos, pare e reflita….
Como as pessoas se comunicavam há exatos 12 anos?
Se voltarmos no tempo, em 1995, e ampliarmos essa discussão, veremos que o chamado “jeito de fazer as coisas” mudou um bocado, algumas filosofias de vida também. Surgiram novas tecnologias, caíram barreiras e preconceitos, inventaram-se hábitos de consumo.
O celular, por exemplo, de artigo de luxo virou sinônimo de inclusão social. O aparelho de fax, que antigamente recebia os releases das assessorias de imprensa (bem poucas por sinal), ainda não virou peça de museu, é bem verdade! Mas quem hoje lança mão desse obsoleto recurso?
No cenário político, FHC estava em seu primeiro mandato. Assuntos como privatização e neoliberalismo começavam a estampar as manchetes dos jornais com maior freqüência. PFL (hoje DEM) e PSDB apoiavam a CPFM. O Lula subia no palanque e fazia discurso com jeito raivoso contra a contribuição, naquela época chamada de provisória. O Dunga erguia a taça da Copa do Mundo nos Estados Unidos, um ano antes, como capitão da seleção dentro de campo.
Hoje, as privatizações tornaram-se mais “familiares” ao brasileiro. Se antes eram feitas sob protestos e alardes, agora até contam com a anuência de algumas entidades sindicais. Mudou-se até mesmo o jeito de fazer piquete!
A CPMF ainda toma boa parte dos noticiários. Mas, tanto tucanos quanto petistas mudaram o jeitinho de “meter o pau” no imposto. O Lula ainda sobe no palanque, mas o jeito de caminhar pela rampa… mudou pra caramba! E o Dunga, hein? Continua capitão da amarelinha, mas agora do lado de fora do gramado.
Nesse turbilhão de mudanças, a Trama também se reinventou por diversas vezes, mas sempre com um olhar lançado sobre o futuro, sobre as novas tendências, sem perder o foco de atuação e a oportunidade de fazer história.
Abusando da metalinguagem, ao comemorar seus 12 anos, a agência entra na sua adolescência com a mesma euforia daquele jovem ávido por expandir limites, navegar por outros mundos e por mostrar-se suficientemente amadurecido e respeitado por aqueles que acreditam em sua pessoa.
Prova disso está aí. Colocamos a mochila nas costas e fomos à Argentina e ao México, nossas primeiras “excursões” internacionais e por lá fincamos bandeira.
Criamos um Núcleo especializado em Sustentabilidade por meio de iniciativas compromissadas com as questões sócio-ambientais, com o futuro desse pedaço de chão que habitamos, sem modismos.
Como todo adolescente do século XXI, continuamos a ser precoces, capazes de subirmos no muro e olharmos por cima dele, avistando novos caminhos. Este blog mesmo é um exemplo. É a interatividade que se impõe. É a democratização do acesso a uma informação cada vez mais objetiva, estratégica, verossímil e que agregue diferenciais a nossos parceiros. E as novidades não param por aí! Podem apostar.
Obrigado a todos os parceiros pela ótima confraternização promovida no dia 05 dezembro. Um excelente 2008 a todos e que este espaço seja cada vez mais um ambiente democrático para expormos, enfim, nossos jeitos….