A produção de conteúdo áudio visual online como podcasts e videocasts cresce consideravelmente nas redações. As versões online dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, além das revistas Época e Pequenas Empresas, Grandes Negócios já possuem editorias multimídia e jornalistas específicos para esse tipo de conteúdo. Antenada nessa nova tendência, a Trama Comunicação, que já produz podcasts dos clientes em um estúdio exclusivo dentro da própria agência, aposta agora em videocasts.

Para isso, representantes da equipe participaram de cursos de capacitação iniciando com uma aula sobre produção de vídeo oferecido pela empresa Seegma, especializada nesse segmento. Marcos Oliveira, profissional da empresa e consultor na área, foi quem ensinou os primeiros passos para a gravação de um vídeo profissional para a internet. Já o workshop sobre edição foi ministrado por Emerson Jordão, consultor em vídeo e ex-profissional da Pinnacle.

Algumas das lições aprendidas foram que tanto para podcasts como videocasts, o porta-voz precisa ter boa dicção e ser conciso. O vídeo deve ter, no máximo, 10 minutos, com boa qualidade de imagem e áudio e ser disponibilizado na internet para visualização em forma de streaming e para download.