O TikTok é mais uma rede social que veio para ficar e, a cada dia, se aproxima mais das marcas e do ambiente de marketing. Vem entender comigo o potencial de tudo isso e como a sua empresa pode se tornar uma importante anunciante na plataforma.

 

Provavelmente você já ouviu algum comentário sobre os desafios do TikTok e a imensa galeria de efeitos que ele possui para a postagem de vídeo. Isso porque a rede social vem crescendo de forma exponencial nos últimos tempo, conquistando o seu espaço entre jovens e até os mais velhos. Com essa repercussão positiva, a plataforma ganhou ainda mais adeptos no período da pandemia, tendo em vista que as pessoas buscaram nesse recurso algo para se distrair e se conectar com o mundo lá fora.

A facilidade na produção de vídeo caseiros e criativos chamou a atenção também das marcas, que viram na ferramenta um grande potencial de publicidade. Com isso, muitas empresas investem nos criadores de conteúdo para interagir com a audiência, por meio de vídeos repletos de efeitos, com o objetivo de evidenciar os principais atributos de seus produtos. Já em outros casos, empresas de diferentes segmentos criaram uma conta própria no aplicativo para estabelecer conexões, principalmente, com o público jovem.

 

TikTok como Plataforma para Anunciantes

 

Agora, além desse recurso, recentemente foi anunciado o lançamento do TikTok for Business, que pretende auxiliar anunciantes e agências a produzir e gerenciar seu conteúdo promocional no aplicativo.

Essa versão dará alternativas para as empresas poderem interagir com o público de uma forma diferente. Por enquanto, há cinco modalidades de inserção que podem ser utilizadas:

 

  • Top View, anúncio que aparece logo que o usuário abre o aplicativo;
  • Brank Takeovers, publicidade de vídeo ou imagem com duração de 3 a 5 segundos;
  • Feed Videos, versões de vídeos no feed com até um minuto;
  • Hashtag Challenges, os conhecidos desafios para outros usuários;
  • Branded Effects, efeitos que podem ser criados em 2D, 3D, ou até mesmo realidade aumentada.

 

Como funciona?

É preciso criar uma conta no TikTok for Business e, para isso, a plataforma pede algumas informações de cadastro. A inscrição é gratuita. Após preencher todos os tópicos, você pode começar a configurar a conta para estreitar o relacionamento com a audiência que deseja. Diante disso, é só escolher o público que pretende atingir pelos dados demográficos e comportamento, assim como traçar as estratégias de metas e orçamentos. Por enquanto, nessa versão, só é possível anunciar nos formatos de vídeo ou banner.

Um ponto importante para você avaliar é que, segundo dados da Infobase, 41% dos usuários do Tik Tok possuem entre 16 e 24 anos, a chamada Geração Z, ou seja, se esse é o público que você quer atingir, o seu lugar é aqui!

Não esqueça que essa é uma plataforma de conteúdo mais descontraído e divertido, então o indicado é que as marcas adotem uma postura mais leve em seus diálogos com o público final.

 

Nova alternativa

A plataforma é uma ótima ferramenta de marketing digital para as empresas, afinal é possível obter alcance e frequência, métricas muito importantes para o desempenho dos anúncios. Inclusive, no que se refere ao número de pessoas impactadas, umas das principais características do TikTok é que seus vídeos se espalham rapidamente pelas redes e alcançam um número elevado de pessoas, de forma contínua. Chamamos isso de viralização, uma das estratégias mais adotadas.

 

Mudança de cenário

Com todas essas facilidades e inovações, pode-se dizer que essa plataforma chegou para mudar a forma com que as marcas se comunicam com o público. Por meio de campanhas e anúncios, as empresas terão a possibilidade de impulsionar suas vendas de uma forma diferente do que acontece atualmente, estabelecendo um diálogo com um estilo autêntico e divertido. Com essa funcionalidade, as empresas podem se conectar de maneira ainda mais orgânica com os usuários. Sem dúvidas, esse pode ser mais um canal de divulgação para a sua marca.

 

Será que vale a pena?

Apesar dos dados do TikTok for Business não estarem disponíveis ainda, já que é uma versão muito nova, há alguns números dessa plataforma que vão te impressionar. Segundo dados do Influencer Marketing Hub, o TikTok foi o aplicativo mais baixado de 2018 na loja global da Apple Store. Hoje, é a quarta rede em termos de usuários, atrás apenas do Facebook, YouTube e Instagram. Disponível em 75 línguas, usuários já gastaram mais de US$ 50 milhões em compras no TikTok, 42% dessa receita vem dos Estados Unidos.