Conheça o aplicativo que tirou os brasileiros do tédio na quarentena e que apresenta inúmeras possibilidades de interação entre usuários.

 

O período de quarentena fez com que muitos procurassem novos meios de passar o tempo e se divertir, e um aplicativo que despontou no período foi o Tiktok. Criado na China em setembro de 2016, o app já era muito popular nos Estados Unidos no ano de 2019, mas foi o período de quarentena de 2020 que trouxe a popularidade do aplicativo para o Brasil. 

Tiktok é um aplicativo criativo para produção de conteúdo em vídeo. Nele é possível achar todo tipo de conteúdo: música, dança, comédia, lifestyle, e muitos outros. Um de seus principais diferenciais é a página “For You” onde você consegue visualizar e descobrir vídeos de usuários do mundo inteiro. A página é atualizada de acordo com o interesse do usuário, e não pelas contas que esse segue, abrindo possibilidades de explorar conteúdos de diversos criadores. 

 

“For You” para a sua marca

 

A página “For You” foi o que atraiu muitas marcas para o aplicativo, pois com ela é possível que um vídeo específico seja viralizado, sem que a conta tenha, necessariamente, milhares de seguidores. Com isso, a marca tem a possibilidade de investir em criadores mais populares, menos populares, ou até mesmo, investir em conteúdo próprio.

Mas quais tipos de conteúdos podem ser efetivos para uma marca? Veja alguns exemplos já utilizados por algumas empresas: 

 

Unboxing 

 

Nesse tipo de vídeo, o usuário mostra a abertura de press kits recebidos pelas empresas, mostrando os produtos enviados e a cartinha com informações úteis. Esse formato é muito parecido com o já utilizado para a produção de Stories no Instagram.  

 

Uso no dia-a-dia 

 

O vídeo mostra o uso prático do produto recebido. Uma marca de roupas, por exemplo, pode enviar suas peças para o usuário e pedir que esse crie diferentes looks com as peças enviadas, mostrando sua versatilidade e estilo.  

 

Incorporação em Challenges

 

tiktok-challenge

 

Grande parte do conteúdo do Tiktok é composto por Challenges, desafios que geralmente envolvem músicas ou sons do aplicativo, que acabam se tornando virais e reproduzidas por milhares de usuários. Uma estratégia possível, é que o produto enviado seja incorporado durante um Challenge já existente, garantindo assim a visibilidade do vídeo e consequentemente, do produto e/ou marca.  

Outra possibilidade é reproduzir um Challenge popular na página oficial da empresa no aplicativo, incorporando funcionários de diferentes áreas e mostrando diferentes locais de trabalho, tornando a marca mais pessoal e em contando com seus consumidores. 

 

Criação de Challenges 

 

Um dos meios mais criativos de interagir no aplicativo pode ser a criação de um novo Challenge pela marca. Uma empresa de alimentos, por exemplo, pode enviar seus produtos para o usuário e desafiá-lo a criar uma nova receita com os ingredientes oferecidos, e desafiar a audiência a fazer o mesmo. Nesse caso talvez seja mais interessante trabalhar com personalidades maiores no aplicativo, para garantir que o Challenge seja reproduzido. Ele também pode ser incorporado no perfil oficial da marca.  

 

 

, gostou das dicas? Então não perca tempo, já comece o brainstorm e aproveite tudo que esse aplicativo tem a oferecer para a sua marca! Ah! E não se esqueça de incluir o Tiktok numa estratégia maior de relações públicas e relacionamento com influenciadores, afim de garantir que a reputação da sua empresa, produto ou serviço se mantenha positiva.