Com certeza você já ouviu falar sobre o TikTok em algum momento. O aplicativo obteve mais de 656 milhões de downloads em 2021, no período da pandemia, e no fim de 2022 já contava com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Mas como ele surgiu?

O TikTok surgiu quando a empresa chinesa ByteDance adquiriu outro aplicativo, na época chamado Musica.ly, que também permitia o compartilhamento de vídeos curtos (até 15 segundos), com músicas e áudios sincronizados.

Com essa junção, o aplicativo passou a ter novas funcionalidades: vídeos de até 60 segundos, filtros e diferentes opções de áudios e edição de vídeo, permitindo que os usuários fizessem tudo dentro da própria plataforma, o que na época foi uma vantagem enorme.

Hoje em dia, já não há mais como negar que o TikTok já se consolidou como uma das maiores plataformas de vídeo da atualidade. Após a explosão de downloads no período da pandemia, o TikTok já está entre a elite das mídias sociais e, no Brasil, o número de usuários da rede passa de 82,2 milhões, atrás apenas dos Estados Unidos e da Indonésia, de acordo com dados da

Além disso, os usuários da plataforma são bastante engajados. Segundo a pesquisa “TikTok no Brasil”, feita pelo Opinion Box, 38% das pessoas entram no TikTok várias vezes ao dia, enquanto 34% entram pelo menos uma vez

Mas empresas devem usar o TikTok como estratégia de marketing digital?

A vantagem do TikTok está em possuir uma variedade maior de conteúdos possíveis e de alcançar um público diferente daquele presente em outras redes sociais, além de ser um mercado que cresce mais a cada ano. Nesse caso, é importante estar presente e analisar as possíveis estratégias na plataforma.

Os dados da DataReportal também mostram que o alcance potencial dos anúncios no TikTok aumentou em 7,4% entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, o que demonstra um aumento significativo na quantidade de usuários impactados e empresas interessadas em visibilidade neste canal. Esse aumento somado com o grande potencial de viralização dos vídeos formam uma combinação interessante para convencer as marcas de buscar um espaço próprio nessa rede.

O algoritmo do TikTok também é um ponto favorável para que marcas invistam no marketing nessa rede. Ele favorece até mesmo contas e produtores de conteúdo menores, o que indica que, mesmo com um pequeno investimento inicial é possível obter resultados expressivos, dependendo do tipo de conteúdo escolhido para impulsionar.

O Opinion Box mostra, por meio de sua pesquisa, que 75% das pessoas acreditam que o TikTok pode aproximar marcas dos consumidores, além de 52% dizerem que gostariam que as marcas que consomem estivessem mais presentes nesta rede social. A influência dessa mídia nos padrões de consumo também é notável quando, na mesma pesquisa, observa-se que 64% já deixaram de comprar um produto após uma avaliação negativa feita por lá.

A partir de dados como esses, entende-se a importância de considerar o uso do TikTok na estratégia de Marketing Digital de empresas, podendo ser um canal de comunicação importante para alcançar potenciais clientes, além de aproximar os consumidores da marca. Testar diferentes maneiras de expandir o funil de vendas da sua empresa é sem dúvidas uma das formas mais eficientes de alcançar novos mercados, então separei algumas dicas pra você ficar atento na hora de criar sua estratégia nessa mídia social.

DICAS PARA USAR O TIKTOK EM SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL ABAIXO

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5 dicas para usar o TikTok na sua estratégia de marketing digital

1) Conheça suas personas e público-alvo

Em primeiro lugar, para qualquer campanha de marketing digital, é fundamental entender o perfil do seu público. Se suas personas não possuem fit com os usuários da plataforma, o alcance de potenciais audiências pode ficar comprometido e não fará sentido você estar por lá.

A pesquisa realizada pelo Opinion Box fala sobre os perfis dos usuários e mostra que, no TikTok, 53% do público é feminino, e a maior parte dos usuários está na faixa dos 30 a 49 anos (44%), enquanto a faixa dos 18 a 29 anos fica em segundo lugar (31%).

Atingir diferentes faixas de idade em uma mesma rede social é um ponto positivo pois, além de alcançar o público da sua marca, também é possível estender sua abrangência e se conectar com outras pessoas e grupos. Em uma estratégia de marketing cujo objetivo é aumentar vendas, por exemplo, isso é fundamental.

Entender esses dados é um primeiro passo para identificar os usuários da rede e saber se o seu público está presente, criando assim conteúdos que sejam de fato relevantes para o seu nicho.

2) Entenda a Frequência de Publicação

Como o TikTok é uma plataforma focada em vídeos curtos e possui uma quantidade considerável de conteúdos publicados, é importante que você mantenha uma frequência de publicação para tornar seu perfil relevante.

Infelizmente, não existe uma frequência ou horário ideais para todos os perfis. O que existem são levantamentos, como o do   que identificam os melhores horários para postar no TikTok. Confira quais são:

Segunda-feira: 6h, 10h, 22h
Terça-feira: 2h, 4h, 9h
Quarta-feira: 7h, 8h, 23h
Quinta-feira: 9h, 12h, 19h
Sexta-feira: 05h, 13h, 15h
Sábado: 11h, 19h, 20h
Domingo: 7h, 8h, 16h

O único desafio é que isso pode variar de público para público e, inclusive, de região para região. Por isso, é importante analisar as métricas dos seus próprios vídeos para identificar os melhores momentos de publicação.

Além disso, lembre-se que ao publicar muitos conteúdos você pode saturar sua audiência. Nesse momento é preciso ser estratégico, porque às vezes, menos é mais. Faça testes em diferentes dias e horários, analisando os dados fornecidos pelo próprio TikTok sobre a performance dos seus vídeos.

3) Use o TikTok Ads Manager

Assim como no YouTube e no Meta, por exemplo, no TikTok também é possível patrocinar conteúdos. Com a ferramenta TikTok Manager é possível criar campanhas, definir a sua segmentação de público, orçamento e acessar relatórios de performance.

Existem vários tipos de anúncios disponíveis na plataforma e você pode escolher e testar diferentes formatos para entender aquele que mais se encaixa na sua estratégia. Conhecer cada um e como usá-los é importante, então vamos lá:

• TopView: anúncio que aparece logo que abrimos a plataforma pela primeira vez, em tela cheia. Pode conter links externos, chamadas para ação (CTAs), e normalmente tem até 60 segundos;

• In-Feed Ads: são vídeos que aparecem no feed do TikTok, no meio dos vídeos orgânicos, mas com uma tag indicando o patrocínio, para sinalizar o anúncio. Também podem conter links externos e
CTAs;

• Branded Hashtags: hashtags personalizadas, criadas pelas próprias marcas para promover os conteúdos e estimular que os usuários criem e compartilhem conteúdos relacionados com elas. Essa produção de conteúdo normalmente acontece por meio de desafios e competições;

• Brand Takeovers: é um formato que pode conter o TopView, In-Feed Ads e Branded Hashtags, todos juntos. A diferença é que esse formato é mais exclusivo, já que o TikTok veicula apenas uma empresa por dia nesse formato. O investimento nesse tipo de anúncio também é maior, a partir de US$50.000;

• Branded Effects: utilizam filtros e efeitos de realidade aumentada criados pelas marcas para promover algum produto. Isso permite que os usuários utilizem os filtros e aumentem o reconhecimento e a divulgação dos serviços da marca.

A conta no TikTok Manager é feita gratuitamente, basta se cadastrar e esperar a aprovação da plataforma. Aproveitar esse recurso pode garantir uma expansão de alcance dos conteúdos, aumentando seu público e potenciais leads, além de aumentar o conhecimento sobre produtos e serviços oferecidos pela marca.

4) Explore diferentes tipos de conteúdo

O TikTok se popularizou pela disseminação das dancinhas e dos desafios, e eles também são uma boa maneira de se posicionar e alcançar um maior público. Mas além deles, existem outras maneiras de utilizar as funcionalidades do TikTok e produzir conteúdo com uma capacidade enorme de engajamento. Algumas delas são:

• Challenges: os TikTokers são conhecidos por explorar as dancinhas criadas na plataforma e compartilhá-las em formato de desafio, chamando novas pessoas para participar e engajar, e eles têm um alto potencial de viralização. É importante avaliar se o desafio faz sentido para a marca e se conversa com suas personas para gerar o efeito desejado, e não apenas gastar recursos em uma estratégia que não gera retorno;

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• Dueto: são vídeos em que a tela se divide ao meio, e o criador interage com um conteúdo postado anteriormente. Nesse caso, convidar os usuários para interagir com o conteúdo postado pela marca pode ser uma boa estratégia;

• Vídeos educativos: ensinar o público sobre seus serviços e produtos pode ser interessante, mostrando de fato como utilizá-los e tirar eventuais dúvidas é uma grande oportunidade de criar uma relação mais próxima com os potenciais clientes;

• Efeitos visuais: usar transições, efeitos e filtros da própria plataforma são recursos que deixam os vídeos mais atrativos visualmente e prendem a atenção do público por mais tempo, aumentando as taxas de engajamento.

E, além de escolher o tipo de conteúdo ideal para sua marca, o uso das hashtags nos conteúdos publicados também é favorecido pelo algoritmo. Elas permitem que o seu conteúdo seja identificado e encontrado com mais facilidade nos mecanismos de busca da plataforma, além de aparecer para outras pessoas que interagiram anteriormente com ela. As hashtags podem ser utilizadas em qualquer conteúdo, pago ou orgânico.

5) Crie Parcerias com Influenciadores

Os conteúdos que mais prendem a atenção atualmente são aqueles que não passam a impressão de serem um anúncio. Por isso, a parceria com influenciadores já faz parte da estratégia de marketing digital de muitas empresas. Vídeos que transmitem uma sensação orgânica e mais genuína são mais bem recebidos pelo público.

Capazes de oferecer uma maior visibilidade ao conteúdo, os creators representam o produto e conseguem, de maneira envolvente e mais humanizada, criar histórias que envolvem os consumidores e levam a um maior engajamento com o conteúdo.

Segundo o Opinion Box, 64% das pessoas entrevistadas afirmam que seguem algum influenciador no TikTok, e 68% confirmam que conheceram algum produto novo por meio de um anúncio na plataforma. Esses dados são bons parâmetros para mostrar como a rede é relevante para o público consumidor e como o uso dos influenciadores pode impulsionar diferentes estratégias de vendas.

A criação de uma estratégia de marketing digital pode exigir um grande esforço para entender em quais aspectos investir tempo e recursos primeiro, especialmente em uma plataforma com tantas possibilidades como o TikTok. Com essas dicas, você consegue dar os primeiros passos para construir uma presença de marca nessa plataforma.

76% dos usuários entrevistados pelo Opinion Box, acreditam que as marcas devem estar presentes nessa rede para ter contato com o consumidor. Então, fica claro que é muito relevante para o público que as empresas se posicionem por lá, respeitando a linguagem e o ritmo da rede. Não desperdiçar essas oportunidades e encontrar a melhor forma de se comunicar nesse canal é um prato cheio para uma estratégia de marketing digital de sucesso.

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Dominar o jogo das redes sociais requer planejamento estratégico e criação de conteúdo relevante. Ao conhecer sua audiência, definir objetivos claros, escolher as plataformas certas, criar um calendário editorial, produzir conteúdo engajador, aproveitar as tendências e analisar os resultados, você estará no caminho certo para se destacar nas redes sociais e alcançar o sucesso online.

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