Storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas audiovisuais e palavras para transmitir uma mensagem de forma lúdica e atraente, utilizando elementos específicos, como personagens, cenário etc.
Essa ferramenta de comunicação tem a capacidade de estreitar a relação da marca e o seu consumidor final, seja ele interno ou externo. Ou seja, ela é importante para qualquer público.
Tem como objetivo cativar uma audiência e, para isso, é importante ter a noção exata do publico que se quer atingir, para a mensagem ser a mais personalizada e assertiva possível. Este recurso é usado como forma de atratividade e autenticidades das organizações e tem ganhado corpo nas ações de Comunicação Interna.
Como construir um Storytelling?
Para a história ser interessante e haver melhores resultados, há uma soma de fatores:
- enredo interessante;
- vocabulário adequado;
- personagens que representem a realidade do público;
- além de elementos e suporte visual, como imagens, ilustrações, vídeos e similares, formando uma narrativa capaz de emocionar, entreter e persuadir o seu receptor.
É importante saber o que se passa no presente e o que será o futuro da empresa. As memórias organizacionais são experiências acumuladas e transformadas em conhecimento.
A trajetória da empresa é indispensável para criar vínculos e relacionamentos com os públicos ao qual a organização conversa. A história empresarial serve de reforço para a sensação de pertencimento dos funcionários, da confiança para todos os públicos e ajuda na reputação de uma organização.
Por que usar Storytelling?
Uma história contada agrega valor porque possui material informativo e tecnológico, além de ter persuasão e emoção. E ela dá significado ao discurso, ainda mais quando faz parte de um conjunto de ações de Comunicação Interna e de uma narrativa condizente. Toda forma de vínculo e progressão de relacionamento vem da arte de contar histórias – e não das narrativas sem sentimentos.
Empresa humanizada
Dentro de uma organização humanizada, a instalação do Storytelling é perfeita, pois a organização e seus membros têm que estar imersos nas propostas ditas ao longo do texto, no qual o trabalho deve ser verdadeiro e retribuidor, pois as histórias envolvem diversos conteúdos que devem ser muito bem trabalhados e tratados.
Muito bom o conteúdo, parabéns! É exatamente isso que o texto trouxe, contar histórias com uma narrativa que humanize e traga emoção, por isso o storytelling é uma ferramenta tão importante para a comunicação interna.
Agradecemos o seu comentário, Cristiano. Por aqui somos apaixonados por storytelling na CI, pois além de humanizar, também pode ser uma importante ferramenta de empoderamento dos colaboradores 😉