Desde a antiguidade, as histórias são usadas como instrumento de união: elas permitem que a cultura, a essência e os valores individuais ou de um grupo sejam transmitidos entre as pessoas.
Com a ascensão da era digital, isso só se fortaleceu. Em meio à infodemia que vivemos, na qual somos expostas a muitos notícias e informações, o que realmente desejamos é estabelecer conexões entre si e o storytelling é a melhor prática para atender a esta expectativa.
“No mundo corporativo, uma boa história, independentemente do meio no qual é publicada, tem a capacidade de estreitar a relação da marca e seus públicos, sejam eles internos ou externos”, explica Helen Garcia, Diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.
Mais do que ouvir, as pessoas também desejam contas suas histórias para mostrar ao mundo sua trajetória, seu legado e aquilo que amam. Ao dar voz aos seus públicos e criar conexões das histórias pessoais com os propósitos e valores da organização, as marcas se diferenciam e conquistam o coração dos seus públicos.
“Os cases mais bem-sucedidos são aqueles que são trabalhados a partir de estratégias integradas de Comunicação Interna e Comunicação Digital. Ao contar histórias reais, as organizações mostram uma coerência entre discurso e prática, conquistam consumidores e reforçam sua marca empregadora”, finaliza Helen.
Histórias celebram o Dia das Mães nas Redes Sociais
Neste mês das Mães, histórias reais e conectadas ao propósito e pilares das organizações foram estratégias dos clientes da agência para celebrar a data.
Separei aqui algumas ações que, mais do que inspirar você a potencializar os canais digitais da sua empresa em outras datas comemorativas semelhantes, vai te abrir possibilidades de construir uma estratégia de storytelling e comunicação integrada mais potente, planejada e executada no médio/longo prazos visando, inclusive, pilares de Marca Empregadora e Comunicação Interna.
Inclusão e Diversidade na Amanco Wavin
A Amanco Wavin, empresa líder de sistemas e soluções de tubos e conexões, deu destaque à Coordenadora de SAC, Thalyta Cardoso, que contou como foi promovida durante suas duas gestações. Em um vídeo-depoimento, a profissional falou sobre sua trajetória na empresa e valorizou, por meio de sua história pessoal, o pilar da marca de inclusão e diversidade.
Maternidade e Propósito de transformar vidas – Biogen
A Biogen, farmacêutica que desenvolve terapias para pessoas que vivem com doenças neurológicas, valorizou a história da gerente médica de esclerose múltipla Bruna Fonseca, contratada durante a gestação. O conteúdo publicado em forma de texto reforçou o pilar “cuidado” e destacou o quanto acolher o maternar está conectado ao propósito da empresa de transformar vidas.
Propósito e Humanização na Zambon
Já a Zambon, empresa italiana que atua na indústria farmacêutica e química, decidiu compartilhar a história da gerente de digital Elis Zanetti, mãe de quatro filhos, sendo três deles adotados. Em um vídeo, Elis destacou o quanto o olhar humanizado da empresa contribui para o desafio de conciliar a maternidade e a carreira.
E você? Como vai contar sua próxima história?
O Grupo Trama Reputale desenvolve projetos de comunicação integrada em digital, comunicação interna e relações públicas, que unem essas estratégias a fim de contar histórias reais por meio de storytelling e ferramentas de comunicação que ajudam as marcas na construção de seu propósito.
Podemos te ajudar em seu próximo capítulo!
Que tal conhecer mais cases inspiradores para os seus próximos projeto?