Desde a antiguidade, as histórias são usadas como instrumento de união: elas permitem que a cultura, a essência e os valores individuais ou de um grupo sejam transmitidos entre as pessoas.

Com a ascensão da era digital, isso só se fortaleceu. Em meio à infodemia que vivemos, na qual somos expostas a muitos notícias e informações, o que realmente desejamos é estabelecer conexões entre si e o storytelling é a melhor prática para atender a esta expectativa.

“No mundo corporativo, uma boa história, independentemente do meio no qual é publicada, tem a capacidade de estreitar a relação da marca e seus públicos, sejam eles internos ou externos”, explica Helen Garcia, Diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

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Helen Garcia, Diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

Mais do que ouvir, as pessoas também desejam contas suas histórias para mostrar ao mundo sua trajetória, seu legado e aquilo que amam. Ao dar voz aos seus públicos e criar conexões das histórias pessoais com os propósitos e valores da organização, as marcas se diferenciam e conquistam o coração dos seus públicos.

“Os cases mais bem-sucedidos são aqueles que são trabalhados a partir de estratégias integradas de Comunicação Interna e Comunicação Digital. Ao contar histórias reais, as organizações mostram uma coerência entre discurso e prática, conquistam consumidores e reforçam sua marca empregadora”, finaliza Helen.

Histórias celebram o Dia das Mães nas Redes Sociais

Neste mês das Mães, histórias reais e conectadas ao propósito e pilares das organizações foram estratégias dos clientes da agência para celebrar a data.

Separei aqui algumas ações que, mais do que inspirar você a potencializar os canais digitais da sua empresa em outras datas comemorativas semelhantes, vai te abrir possibilidades de construir uma estratégia de storytelling e comunicação integrada mais potente, planejada e executada no médio/longo prazos visando, inclusive, pilares de Marca Empregadora e Comunicação Interna.

Inclusão e Diversidade na Amanco Wavin

A Amanco Wavin, empresa líder de sistemas e soluções de tubos e conexões, deu destaque à Coordenadora de SAC, Thalyta Cardoso, que contou como foi promovida durante suas duas gestações. Em um vídeo-depoimento, a profissional falou sobre sua trajetória na empresa e valorizou, por meio de sua história pessoal, o pilar da marca de inclusão e diversidade.

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Maternidade e Propósito de transformar vidas – Biogen

A Biogen, farmacêutica que desenvolve terapias para pessoas que vivem com doenças neurológicas, valorizou a história da gerente médica de esclerose múltipla Bruna Fonseca, contratada durante a gestação. O conteúdo publicado em forma de texto reforçou o pilar “cuidado” e destacou o quanto acolher o maternar está conectado ao propósito da empresa de transformar vidas.

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Post publicado nas redes digitais da Biogen.

Propósito e Humanização na Zambon

Já a Zambon, empresa italiana que atua na indústria farmacêutica e química, decidiu compartilhar a história da gerente de digital Elis Zanetti, mãe de quatro filhos, sendo três deles adotados. Em um vídeo, Elis destacou o quanto o olhar humanizado da empresa contribui para o desafio de conciliar a maternidade e a carreira.

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E você? Como vai contar sua próxima história?

O Grupo Trama Reputale desenvolve projetos de comunicação integrada em digital, comunicação interna e relações públicas, que unem essas estratégias a fim de contar histórias reais por meio de storytelling e ferramentas de comunicação que ajudam as marcas na construção de seu propósito.

Podemos te ajudar em seu próximo capítulo!

Que tal conhecer mais cases inspiradores para os seus próximos projeto?