As marcas estão cada vez mais usando o poder dos influenciadores nas estratégias de digital. Os investimentos nesse segmento do marketing de influência atingiram cifras de US$ 8 bilhões em 2021. E, por indicação de influenciadores, 76% dos internautas já tomaram decisão de consumo, segundo o Instituto Qualibest.
O crescimento do marketing de influência está ligado, também, ao das redes sociais. No Brasil, o Instagram, por exemplo, cresceu 230% nos últimos dois anos. Empresas dos mais diferentes setores têm criado ações com influenciadores para que eles promovam seus produtos e serviços, e assim colaborem nas decisões de compra dos clientes a favor da marca.
No trabalho de relações públicas é fundamental identificar e mapear influenciadores com maior grau de relevância, engajamento, alcance e, principalmente, com alinhamento às narrativas e aos valores da marca.
O que são influenciadores digitais?
Os influenciadores digitais são as novas celebridades do mundo real. Antes das mídias sociais, a relação entre fã e ídolo ocorria de forma vertical. As mídias tradicionais não ofereciam a possibilidade de proximidade e acesso a essas personalidades e os consumidores não se sentiam parte desse diálogo.
Hoje, vários tipos de influenciadores já fazem parte da estratégia de marketing de influência de grandes marcas. O que diferencia a escolha desses influenciadores não é apenas o número de seguidores, é também o seu tom de voz, as causas e valores que defende, em quais situações ele opina, direciona e influencia outras pessoas. Tudo isso pode determinar temas nas redes sociais e questões a serem discutidas em outras mídias.
Relacionamento e parceria com influenciadores digitais
O relacionamento com os influenciadores digitais é feito por meio de diversas estratégias de relações públicas que visam encontrar pontos comuns de interesse entre a marca e o influenciador.
Há dois modelos de atuação com influenciadores: o da mídia paga (paid media), na qual o influenciador é remunerado para falar a favor da marca; e o da mídia conquistada (earned media), na qual não há uma contrapartida financeira.
Nossa equipe de relações públicas combina as duas estratégias para produzir campanhas de marketing de influência impactantes, com maior alcance e que, efetivamente, gerem buzz nas mídias sociais, awareness, engajamento do consumidor com a marca ou, até mesmo, como forma de conscientizar o público sobre um tema, entre outros benefícios, como:
- Alcançar novos clientes;
- Reter clientes já existentes;
- Gerar conversão;
- Aumentar percepção de valor e atributos da marca;
- Construir confiança nas marcas;
- Influenciar na decisão de compra do público-alvo;
- Aumentar os indicadores das redes sociais;
- Gerar engajamento nas ações da marca;
- Disseminar uma causa;
- Gerar leads e aumento de visitas no site. ]