Com o mundo cada vez mais digital, a comunicação corporativa deve acompanhar essa tendência, incluindo a área de Assessoria de Imprensa. Se você entende que o papel do relacionamento com jornalistas no meio digital é apenas categorizar as menções como neutras, positivas ou negativas está na hora de se atualizar!
O que é Social Listening?
Essa prática de inteligência de mercado consiste em observar atentamente o que tem sido dito nas redes sociais tanto sobre a marca, como também outras palavras-chave relevantes para o branding, o que inclui a concorrência e os influenciadores digitais.
A estratégia traz insights muito valorosos para a marca, pois escuta os anseios do público, colaborando com desenvolvimento de produtos, prevenindo crises e avaliando como o público enxerga a marca e a dos concorrentes, por exemplo.
Social Listening: Muito Além do Monitoramento
Segundo Kalil Blanco, gerente de estratégia da Reputale, agência do Grupo Trama especializada em digital, há diversas estratégias possíveis para o Social Listening, mas as principais vão além de simplesmente monitorar menções a uma marca na internet:
- Acompanhar debates acerca de temas relevantes para o ambiente de negócios da organização e seus públicos estratégicos, entendendo o contexto de forma ampla e como os usuários têm se posicionado em relação a tais temas;
- Identificar tendências culturais, comportamentais e de opinião, que sejam relevantes para os negócios da organização e suas atividades;
- Identificar anseios de audiências estratégicas que possam ser aplicados ao posicionamento de produtos e serviços ou mesmo à produção de conteúdo relevante;
- Analisar o sentimento de audiências estratégicas acerca da organização, seus produtos, serviços e atividades, para extrair insights importantes no planejamento da melhor estratégia de aproximação ou posicionamento.
Como integrar o Social Listening de maneira estratégica na rotina de assessoria de imprensa? Confira 5 dicas que separei pra você:
1- Quais os objetivos da marca?
Quais são os objetivos da marca ao empregar o Social Listening na assessoria de imprensa? Avalie se é para conquistar mais clientes, analisar a concorrência ou o mercado no todo ou, ainda, expandir o relacionamento da marca com os influenciadores. Com os objetivos definidos, o assessor de imprensa será assertivo no Social Listening, desenhando um planejamento de comunicação mais alinhado à empresa e aos públicos de interesse.
2- Inclua o monitoramento na rotina
A rotina em assessoria de imprensa é dinâmica e exige agilidade nas tarefas. Mas, para termos um material rico sobre o que tem sido dito nas redes sociais, o responsável por atender a conta precisa dedicar um período do seu trabalho para fazer o Social Listening diariamente. Sem a análise atenta e focada, não será possível estruturar um plano de comunicação assertivo à marca.
3- Não seja óbvio
Ao fazer o Social Listening, não busque apenas pela marca, monitore também frases e palavras-chaves que contextualizem o mercado em que a empresa se insere. O objetivo é analisar com profundidade o cenário.
4- Social Listening não é apenas monitoramento
Enquanto o monitoramento de redes sociais consiste basicamente em compilar as menções e classificá-las por neutra, positiva ou negativa, o Social Listening monitora e analisa com profundidade o que tem sido dito, aproveitando os insights para propor uma comunicação mais efetiva e adequada aos diversos públicos da marca.
5- Utilize Softwares
Para fazer o Social Listening, é fundamental contar com uma ferramenta para auxiliar no processo. Aqui no Grupo Trama Reputale, trabalhamos com os seguintes softwares: SentiOne, o Keyhole e o Mention, que permitem a criação e a gestão de projetos de monitoramento por palavras chave, menções diretas e publicações em mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e YouTube), blogs, sites e portais de notícias.
O SentiOne é uma ferramenta de monitoramento de internet avançada, porém de fácil utilização. Conta com mais de 5 milhões de fontes em diversas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, VKontakte, Reddit, Tumblr) e outras fontes online, como blogs, sites, portais de notícias e sites de avaliação (Google Reviews, TripAdvisor, Amazon etc.).
O Keyhole tem um painel de controle fácil de usar que permite a criação e o compartilhamento de relatórios instantaneamente. Simplifica o monitoramento da marca ao permitir o acesso a todas as menções diretas e indiretas, tanto nas mídias sociais, quanto em notícias, blogs e fóruns.
O Mention permite executar o Social Listening em várias plataformas de mídia social, organizando as postagens importantes com pastas inteligentes. Possibilita visualizar seus dados e fazer a análise cruzada de vários alertas.
Dica Bônus 😉
Com o suporte da tecnologia por intermédio das ferramentas, os processos se tornam mais ágeis e a obtenção dos dados mais eficiente, atendendo a demanda de um trabalho que precisa ser feito de maneira constante.
No entanto, mais do que apenas escolher softwares que ajudem neste processo, é essencial contar com uma equipe capacitada e treinada para saber lidar com as situações com um olhar crítico, sempre com foco em atingir os objetivos da marca.