Jornalistas são movidos a deadlines apertados e desejo de matérias exclusivas – tem algo mais ao avesso disso do que uma coletiva de imprensa? Imagine você tentando convencer um profissional que está sempre com pressa a passar horas em um evento e, pior, na companhia de jornalistas de outros veículos.
É por isso que marcar coletivas pode ser perigoso. Se você não for o Presidente da República, é capaz de ficar sozinho com seu assessor de imprensa a ver navios, sem ter para quem contar aquela sua grande novidade. Para piorar, ter público na coletiva e virar notícia depois disso não é sinônimo de sucesso (a NASA, por sinal, nos deu um bom exemplo de coletiva fracassada).
Ainda assim, com todas essas dificuldades, é possível fazer coletivas darem certo. Um exemplo foi o lançamento do site BeClub, que a Trama promoveu essa semana. Foram dois eventos no mesmo dia, uma para jornalistas e outro para blogueiros. A partir desses eventos, vamos mostrar três pontos fundamentais para qualquer coletiva dar certo.
>> Lista de convidados
Antes de tudo, é preciso saber o que se quer falar e para quem. A lista de convidados presentes contou com repórteres dos mais renomados veículos do país, como Folha, Estadão e Exame. Foram convidados escolhidos a dedo não só por causa da sua influência, mas por causa do interesse que eles poderiam ter – e tiveram – de participar. Nisso, a credibilidade do assunto e de quem convida é fundamental.
Mas quando falo da lista de convidados, não digo só da imprensa. É preciso saber quem vai estar na coletiva para falar com os jornalistas. Bom que o fundador do site (Luiz Pavão) esteja presente, mas não é melhor ainda que o principal acionista e um dos idealizadores (Ikeda) também esteja? E mais, que pessoas que já são clientes do site também estejam lá? É preciso dar sempre bons motivos para a imprensa aparecer, e juntar nomes de peso e personagens pode ser um deles.
>> Tudo tem sua hora
No caso do lançamento do BeClub, foram feitas duas coletivas para públicos diferentes, uma para jornalistas, outra para blogueiros independentes, que não estão vinculados a grandes grupos de comunicação. Apesar de o intuito ser o mesmo, apresentar o site, os eventos ocorreram horários diferentes – o dos blogueiros foi no começo da noite; o do jornalistas foi n o horário do almoço, nos Jardins.
Para qualquer jornalista, a escolha é clara: repórteres têm hora para terminar seus textos. Antes do final do dia (de preferência, antes mesmo que o sol vá embora), eles precisam entregar aos editores um texto sobre o tema da coletiva. Escolher a hora do almoço dá tempo hábil para que ele participe do evento e tenha algum produto-texto ainda no mesmo dia. Já os blogueiros, normalmente não vivem do que ganham com os blogs: eles trabalham e, no tempo livre, se dedicam a escrever sobre o que gostam. Ou você acha mesmo que ele vai faltar o trabalho para falar com você?
>> Não confie na memória alheia
Nunca é demais entregar aos jornalistas cópias impressas e virtuais das informações que você considera importantes. Se a coletiva é para lançar uma empresa, os textos precisam deixar claro o que é a empresa, a que ela se propõe e os dados de mercado. Por mais que você converse com os jornalistas sobre isso durante a coletiva, é bom ser muni-los com o máximo de material de consulta possível para evitar a publicação de informações erradas.
É isso, na verdade, o que deve ser um press-kit de coletiva: informação, e não jabá. Claro que dá para incluir uma “lembrancinha” na caixinha, mas escolher algo muito caro vai fazer o jornalista ou blogueiro pensar que você quer comprá-lo . Além do mais, é sempre bom pensar em algo que tenha realmente a ver com sua empresa. Para que oferecer vinhos se você é um site de internet? No kit do lançamento do BeClub, por exemplo, além dos releases, estava um mouse e um mousepad – que, se forem usados, vão fazer o jornalista ou blogueiro lembrar da empresa bem naquela hora em que ele está em frente ao computador, escrevendo o texto.
>> BeClub na rede
Portal para as pequenas e médias empresas cria rede de e-commerce (O Globo)
Novo site de compras coletivas foca médias empresas (IT Web)
BeClub permite que empresários criem seus clubes de compras (Portal Exame)
Chegou o BeClub! (BizRevolution)
BeClub: Crie seu site de compras coletivas (ResultsOn)
BECLUB – idéia genial, um novo boom na Internet?? (Fórum PCs)
Portal para as pequenas e médias empresas cria rede de e-commerce (Extra)
>> BeClub no Tweeter
@mcavalcanti: Chegou o BeClub, o fazedor automático de sites de compras coletivas http://bit.ly/hyvmwY // Putz! Agora esse ramo explode!
@MCCastro: #BeClub (Compras Coletivas ) chegou para DETONAR: http://bit.ly/icY3PI via @addthis
@rbrandao: Grupo Ikeda lança o “Mercado Livre” das compras coletivas http://bit.ly/hm7IM4
@bizrevolution: Legal, obrigado! @agenciaak: Dêem uma olhada nesse novo modelo de negócio surgindo na web brasileira: http://www.beclub.com.br >
@EmpreendeWeb BeClub permite que empresários criem seus clubes de compras coletivas Com investimento de R$5 milhões, pla http://tiny.ly/EQ5V
@mhashimo: Site de compra coletiva para empreendedores. Já viu isso? é o BeClub, lançado hoje. Confira em http://bit.ly/ibg3JO
@CursoDeEcommerc BeClub permite que empresários criem seus clubes de compras coletivas Com investimento de R$5 milhões, http://tiny.ly/m6fG
@andreahiranaka: Gostei da proposta cauda longa dos sites de compra coletiva #beclub
@bloompa_news BeClub: uma plataforma GRÁTIS p/ qualquer pessoa criar e gerenciar um clube de compras coletivas. http://bit.ly/hNhO78
>> O Press Kit
>> O Almoço
>> O Happy Hour
Você deve participar de um concurso para entre os melhores blogs na web. Vou sugerir este site!
Este é o blog certo para quem precisa saber mais sobre este tópico. Você percebe tanto a sua laboriosa quase discutir com você (não que eu realmente gostaria ... haha). Você, sem dúvida, colocar uma nova rodada sobre um assunto thats sido escrito sobre por anos. Coisas legais, simplesmente bom!
Nossa, que achado aqui!! Estou seguindo seu blog diariamente a 1 mês e estou impressionado. Por favor continue com o bom trabalho e artigos, eles são muito bons! Isso está cada vez mais raro!! brigado!!
Nossa, que achado aqui!! Estou seguindo seu blog diariamente a 1 mês e estou impressionado. Por favor continue com o bom trabalho e artigos, eles são muito bons! Isso está cada vez mais raro!! brigado!!
Muito interessante a indicação dos cuidados para o almejado sucesso da inciativa. A organização e realização de uma coletiva exigem grande esforço da equipe envolvida e os resultados podem ser surpreendentes. Parabéns a toda equipe!