A produção de um Relatório de Sustentabilidade é um dos principais recursos dos quais as corporações lançam mão para prestar contas à sociedade e aos stakeholders sobre sua atuação no mercado.
Essa, inclusive, é uma demanda praticamente obrigatória nos dias de hoje, tendo em vista a popularização da agenda ESG, que apoia as organizações na gestão estratégica dos negócios em conformidade com as melhores práticas, gerando, assim, impacto social positivo.
Dentro deste universo, existem diferentes metodologias, porém, uma das mais reconhecidas em todo mundo é a que utiliza as normas da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização internacional de padrões independentes que ajuda as organizações a entenderem e comunicarem seus impactos em questões como mudanças climáticas, direitos humanos e corrupção.
E aqui no Grupo Trama Reputale, somos especialistas nessa metodologia de trabalho! Vamos juntas e juntos desenvolver, a quatro mãos, o seu Relatório de Sustentabilidade? Faça contato com o nosso time!
O que é um Relatório de Sustentabilidade?
Um relatório de sustentabilidade é um documento que reporta boas condutas, padrões de sustentabilidade, valores e modelo de governança da companhia.
É uma maneira eficaz de comunicar as iniciativas ambientais e sociais de sua empresa às partes interessadas.
O documento pode ajudar a aumentar a eficácia do sistema de monitoramento de uma organização com foco em sustentabilidade, além de facilitar a tomada de decisões ativas e a adoção de ações corretivas, ao mesmo tempo em que permite o gerenciamento de riscos e oportunidades.
Peça uma proposta
O que é Metodologia GRI?
O Grupo Trama Reputale é especializado na metodologia GRI. Nosso time de consultores está apto e certificado pela Global Reporting Initiative para atuar com esse trabalho.
A metodologia GRI afere o desempenho organizacional, no que diz respeito às leis, códigos, padrões de desempenho e iniciativas voluntárias. Além disso, é eficaz em demonstrar o compromisso organizacional em relação ao desenvolvimento sustentável e evidenciar a sua evolução ao longo do tempo.
A grande maioria das empresas do mundo, principalmente as brasileiras, produzem relatórios com base na metodologia e diretrizes GRI.
O Brasil já foi o terceiro país com mais relatórios de sustentabilidade emitidos nesse padrão, segundo o próprio site da Global Reporting Initiative. Esse alinhamento é fundamental para que as empresas consigam acrescentar seus resultados da melhor forma, buscando, com isso, novos investimentos, novas ações de marketing e, até, de engajamento com os stakeholders.