Desde 2020, a pandemia do coronavírus vem movimentando de diferentes formas os mais diversos setores da sociedade. No mundo corporativo não é diferente. E entre os muitos novos aprendizados e transformações vividos nesse período destaca-se a forma como as empresas conduziram seus processos de comunicação e de relacionamento com seus públicos de interesse.
Nesse cenário, o profissional de Relações Públicas exerce um papel fundamental, já que, mais do que nunca, as empresas precisaram lançar mão de estratégias para manterem-se próximas de seus steakholders e disseminarem no mercado mensagens sobre suas ações de enfretamento a essa crise sem precedentes.
“Um estudo do Instituto de Relações Públicas revelou que 81% dos 300 executivos respondentes indicaram que o papel de comunicação em sua empresa em face do Covid-19 foi considerado “essencial” ou “muito importante”. Essa é a prova de que a comunicação nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos. A pandemia intensificou ainda mais esse cenário, provando que as empresas precisam criar uma narrativa verdadeira e se comunicar com seus públicos”, comenta Sandra Bonani, diretora de Influência do Grupo Trama Reputale.
O que é e o que faz o profissional de Relações Públicas?
Segundo a Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) trata-se da “atividade e do esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada”.
Nesse sentido, o profissional Relações Públicas, ou também conhecido como profissional de PR, é considerado um gestor da comunicação, que estabelece e mantém relacionamentos de uma empresa com públicos que sejam interessantes para o seu negócio.
O que faz o profissional de Relações Públicas?
O papel do PR é analisar a organização como um todo e as suas dimensões para que seja possível o estabelecimento de planos estratégicos que transmitam as mensagens da empresa da melhor forma possível, por meio dos canais mais apropriados e efetivos.
Para que isso aconteça, deve-se ter um relacionamento claro e direto com o público e com seus stakeholders, estreitando relações e prevendo ruídos entre as partes.
O que a área de Relações Públicas pode fazer pela sua empresa?
Assessoria de Imprensa
A assessoria de imprensa é responsável pela gestão de relacionamentos entre a organização e a os veículos de comunicação, visando a construção de uma imagem positiva perante o público. A principal intenção do trabalho é a de despertar na imprensa interesse de cobertura jornalística de forma orgânica, sem a compra de espaço, como ocorre na publicidade, de forma que a credibilidade do veículo “empreste” sua boa reputação para a marca.
Gestão de Crises
A área de RP tem como uma de suas responsabilidades, lidar com situações não convencionais e controlar os danos, para que não gere consequências graves para a empresa e afete a imagem e reputação perante o público. É essencial que os gestores estejam preparados para identificar riscos e ameaças e possam agir de forma antecipada para eliminá-los ou para diminuir seus efeitos, caso se transformem em uma crise.
Produção de Conteúdo
Mesmo não sendo responsável pela produção de conteúdo em si, a área de PR é a responsável por zelar que o posicionamento da marca, seus pilares, valores e mensagens-chave sejam adequadamente comunicados em todos os canais onde houver conteúdo veículos sobre a empresa, incluindo redes sociais, blogs, sites e publicações de materiais sobre a empresa em veículos de comunicação, contribuindo, dessa forma, para que tudo convirja para a boa reputação da marca.
Organização de Eventos
Os eventos são grandes oportunidades para as empresas, pois permitem estabelecer contato direto com seus stakeholders, promovem uma mudança do monólogo para o diálogo, além de representar uma chance de trabalhar com a emoção dos públicos de interesse. É sempre importante criar um roteiro para a realização dos processos do evento, que podem ser extensos e complexos.
No planejamento, vale determinar quais são objetivos, o público-alvo, as estratégias e as ações envolvidas, além de definições em torno do cronograma a ser seguido, os recursos materiais, físicos e humanos necessários, além de eventuais patrocínios e apoios.
Todo esse check-list é dominado pelo profissional de RP, por isso é muito importante neste momento contar com sua experiência e expertise.
Gerir Relacionamentos
A área de RP é responsável por criar e manter relacionamentos, seja com seu público interno (colaboradores e outros agentes internos), tanto quanto o público externo (comunidade e stakeholders, por exemplo). Todos esses públicos devem ser trabalhados cuidadosamente por meio de ações, estratégias, construção de um diálogo aberto e melhoria constante dos canais de comunicação e ações de relacionamento.
“É a área de RP que possui conhecimento e habilidades para criar planos estratégicos de relacionamento com os públicos de interesse das marcas, sejam eles clientes, fornecedores, funcionários, sociedade, acionistas e outros. Comunicar da maneira correta é essencial e para isso, o trabalho de relações públicas é fundamental”, finaliza Sandra.