Relações Institucionais e Governamentais (RIG) são um conjunto de práticas que possibilitam à sociedade civil participar de decisões públicas. As ações podem ser feitas em âmbito municipal, regional, estadual ou federal.
Conforme a Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) envolve a atuação de associações privadas e da sociedade civil nas decisões políticas, formulação de políticas públicas, elaboração e estabelecimento de estratégias para contatar autoridades públicas, entre outras.
Sempre que a atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) é realizada de forma impessoal, transparente e pautada em sólidos princípios éticos, o resultado é a formalização do diálogo entre organizações da sociedade civil e empresas privadas ou com o poder público.
Com essa profissionalização, a representação de interesses se torna mais técnica e menos dependente de contatos pessoais.
O que a atuação em RIG contempla?
A legislação brasileira define 91 competências dos profissionais que atuam em RIG para o pleno exercício da ocupação. Abaixo, destacamos algumas dessas soft e hard skills:
- Participar da formulação de políticas públicas e elaborar estratégias de relações governamentais;
- Elaborar perfis de tomadores de decisão (parlamentares e autoridades), influenciadores e interessados;
- Mapear processo de decisão e organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
- Saber ouvir, liderar pessoas e trabalhar em equipe;
- Agir com empatia e demonstrar flexibilidade;
- Tomar decisões de maneira estratégica, entre outras.
O que o profissional desta área faz?
O bom relacionamento com stakeholders é o ponto central deste profissional, que deve conhecer e ter bom trânsito em instâncias, associações de classe, junto a colaboradores e autoridades públicas.
O profissional de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) deve ser capacitado para interagir com os poderes legislativo e executivo de forma a estabelecer relações entre seu cliente e esses entes públicos. Também deve ser capaz de reunir dados e fatos relevantes que embasem a tomada de decisão coletiva.
Criando e mantendo boas relações
Base do trabalho de RIG, é importante que as empresas e entidades civis estabeleçam contato com o Executivo e Legislativo muito antes de tomadas de decisão importantes.
Com um relacionamento positivo estabelecido, é possível mitigar riscos e contribuir com estratégias, soluções e dados. Estes, por sua vez, podem balizar a tomada de decisões que sejam benéficas para toda a comunidade.
Para isso, o profissional de RIG pode propor eventos, jantares, eventos beneficentes, entre outras ações que aproximem os stalkeholders.
Você sabe o que vai acontecer no futuro?
Saber o que vai acontecer no futuro é a chamada capacidade preditiva, forma de análise avançada que verifica dados ou conteúdo para analisar os próximos eventos.
Uma empresa que dialoga bem com toda a sociedade tem capacidade preditiva superior às concorrentes que se fechem em si próprias.
Bom relacionamento proativo com stakeholders, contato sistematizado, análise de métricas e dados são fundamentais para empresas que não querem correr o risco de ser pegas de surpresa com novas regulamentações ou comitês temáticos que ela não integre.
Case de sucesso
Levar suas operações para uma nova cidade é sempre um desafio e uma oportunidade.
No caso da Alares, empresa de telecomunicações com atuação em seis estados do País, a chegada a Atibaia/SP, realizada no 1º semestre de 2023, tornou-se uma oportunidade para conhecer as autoridades municipais, empresários e gestores de entidades do terceiro setor.
A equipe da Trama Comunicação realizou a gestão dos convidados para anunciar a chegada da Alares à cidade de Atibaia/SP. O jantar contou com o CEO da Alares, Denis Ferreira, além de diretores e gerentes da empresa.
A convite da equipe, compareceram cerca de 30 pessoas. Entre os presentes estiveram o prefeito do município, Emil Ono, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Ademilson Militão, além dos principais empresários e gestores do terceiro setor.
No evento, o CEO da Alares apresentou a empresa e colocou-se à disposição para ações de relacionamento com o município.
“Quando a empresa chega a uma nova cidade, é fundamental conversar com quem está ali, conhecer os desafios da região e entender como pode contribuir para melhorar o dia a dia das pessoas. O diálogo é sempre essencial, inclusive em relações governamentais e institucionais. A ação de RIG que realizamos em Atibaia junto à Alares é um case de sucesso, pois reunimos os principais stalkeholders aos executivos da empresa, o que iniciou diálogos frutíferos”, conta Lizandra Cardelino, gerente de Atendimento do Grupo Trama Reputale.
A gestão dos convidados foi realizada pela Trama Comunicação, com a direção de Leila Gasparindo, gerência de Lizandra Cardelino e gestão de relacionamento de Flávia Salmázio e Luana Bárbara.