Um dos desafios mais atuais na Comunicação Interna das empresas, de qualquer porte ou setor, é garantir que o conhecimento produzido seja disseminado por meio de uma comunicação assertiva e alinhada.
Algumas organizações já descobriram uma forma de vencer esse desafio: investir na formação de multiplicadores, seja através de treinamento e desenvolvimento de pessoas, seja através da criação de comitês de comunicação interna ou rede de parceiros notoriamente reconhecidos dentro da empresa por sua empatia, vocação colaborativa e/ou espírito de liderança.
Essas pessoas também contribuem na medida que trazem insights das pontas para a própria Comunicação Interna que, no dia a dia, fica longe dos setores mais operacionais ou de back-office, aumentando a troca de experiências entre áreas e pessoas.
COMO FUNCIONA UMA REDE DE MULTIPLICADORES NA COMUNICAÇÃO INTERNA
Uma Rede de Multiplicadores Internos é composta por colaboradores que, além do seu trabalho habitual, para o qual foram contratados, também possuem a tarefa de ensinar seus colegas determinadas práticas, ajudando outras pessoas em suas ações diárias e dando vazão a demandas reprimidas, muitas das quais podem ser solucionadas com bons projetos de comunicação.
Geralmente, os multiplicadores são responsáveis por fazer com que a comunicação chegue até as pontas, garantindo que materiais físicos estejam posicionados nos locais corretos, atuando ativamente para disseminar conteúdo estratégico, garantindo que as mensagens-chave internas cheguem a todos os públicos. Tudo que a área de recursos humanos deseja, não é mesmo?
Peça uma proposta
FORMAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Trabalhar com uma rede de multiplicadores internos é uma forma de reduzir custos com treinamento, além de melhorar a gestão do conhecimento e até otimizar as relações entre funcionários.
Os critérios de escolha desses multiplicadores internos podem variar de acordo com a necessidade da área de recursos humanos ou da empresa no geral. Exemplo: você pode capacitar primeiramente os líderes e, depois, esses capacitam os seus liderados. Ou, ainda, você pode escolher um representante de cada setor da empresa, um representante por unidade fabril, planta ou escritório etc.
O importante é que essa rede de multiplicadores internos funcione para melhorar a imagem, a comunicação interna da empresa e o clima organizacional. Eles precisam acreditar, serem capacitados o tempo todo. Quando os multiplicadores acreditam, o planejamento só pode dar certo, tornando a comunicação assertiva.