A reputação da empresa interfere, cada vez mais, na decisão de compra do consumidor. A conclusão é de um estudo da consultoria Reputation Institute, que classificou em um ranking as 100 empresas de melhor reputação com presença global, divulgado no início deste mês.
O estudo mostra que a vontade de comprar, recomendar, trabalhar e investir em uma empresa é impulsionada em 60% pelas percepções sobre a reputação. As percepções acerca dos produtos ou serviços que a mesma vende representam apenas 40%.
Para saber quais companhias têm as melhores reputações, a consultoria convidou mais de 55 mil consumidores, em 15 mercados, para participarem de um estudo entre janeiro e fevereiro de 2013. Cada empresa recebeu uma nota do entrevistado que representa uma média de quatro indicadores emocionais: confiança, estima, admiração e boa sensação. O instituto de pesquisa avaliou o que chama de “as sete dimensões da reputação corporativa”, incluindo ambiente de trabalho, governança, cidadania e desempenho financeiro, liderança, produtos e serviços e inovação.
Segundo o estudo, a disposição das pessoas em confiar, admirar e se sentir bem sobre uma empresa é baseada em suas percepções da responsabilidade social corporativa. As estratégias de relações públicas têm sido usadas pelas empresas para melhorar o engajamento e o apoio das partes interessadas, como consumidores, reguladores, comunidade financeira e funcionários.
Este ano quatro empresas (Microsoft, The Walt Disney Company, Google e BMW) empataram no 1 º lugar, com pontuações bastante próximas. The Walt Disney Company ganhou a categoria de “cidadania” e o Google a de melhor percepção de “ambiente de trabalho”, já que 51% dos consumidores nos 15 mercados concordam que o Google é um lugar atraente para trabalhar e que trata seus funcionários bem.
Geograficamente, o estudo mostra que a Microsoft ocupou o primeiro lugar em três das quatro regiões onde foi realizado: América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico. Na América do Norte, além da Microsoft, a Kellog’s e a Google completam os três primeiros lugares do ranking. Na América Latina, Microsoft, Google e Nestlé, respectivamente. Na região da Ásia-Pacífico, Disney e BMW estão logo depois da Microsoft.
A região conhecida como EMEA (França, Alemanha, Itália, Rússia, Espanha e Reino Unido) é a única área onde a Microsoft não ocupou o primeiro lugar. A Disney foi classificada como primeira, seguida de Google e BMW. No total, 11 empresas diferentes compõem o “top five” em todas as quatro regiões. A lista das 100 mais: