Estamos próximos de 2014 e as dúvidas sobre os melhores investimentos em comunicação já assombram os departamentos de marketing e diversas agências há meses.

Dessa vez, devemos lembrar que, no próximo ano, teremos a realização da Copa do Mundo, evento de alcance global que será um grande canalizador de receitas e, ao mesmo tempo, inflacionará o mercado publicitário até a metade do ano.

O ano de 2014 será importante para consolidar o país como o 5º maior mercado publicitário do mundo, superando o Reino Unido, segundo pesquisa da ZenithOptmedia.  As projeções de crescimento para o ano da Copa apontam um aumento em torno de 8,5%, puxado, segundo Orlando Marques – presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – não só pelo evento futebolístico, mas também pelas eleições.

Olhando para esse cenário, percebemos que é cada vez mais estratégico definir corretamente a verba de comunicação e marketing que as organizações alocarão durante o próximo ano. Com um mercado publicitário aquecido, principalmente o meio impresso e a TV, os valores praticados pelas mídias reduzirão o volume total de anunciantes para aumentar o valor por página ou por minuto de exposição.

Neste momento, vale a pena pensar na importância do trabalho de Relações Públicas das organizações.

Reflita sobre como sua empresa se comunica com seus públicos de interesse. Você tem uma proximidade com seus fornecedores? Como os seus revendedores enxergam seus valores? Seu consumidor consegue, de fato, entender o papel da sua marca, tangibilizando todos os diferenciais que ela oferece?

O relacionamento com diversos públicos é uma plataforma extremamente importante na consolidação da imagem de uma organização. Aliada a esforços de propaganda, campanhas, ações online e assessoria de imprensa, pode criar, junto com a comunidade de atuação, um conhecimento real do papel que sua empresa ocupa ou pode vir a ocupar em todo o ciclo de consumo, desde os fornecedores, passando por parceiros e distribuidores, até o consumidor e formadores de opinião.

Aproveite este fim de ano e repense sua estratégia de Relações Públicas. Dê um pulo no site da Trama e entenda um pouco mais sobre o que podemos fazer por sua empresa. Agende uma reunião e mostraremos o quanto os esforços em RP trazem um retorno real para sua organização.

…..

Rodrigo Teixeira