As empresas começaram a incluir os influenciadores digitais em suas estratégias de comunicação. De acordo com a pesquisa ROI & Influência, da YOUPIX, 84% das marcas querem ampliar o investimento na categoria de marketing de influência, isso significa que o retorno tem sido muito positivo.  Abaixo, vamos mostrar as formas de fechar parceria com os influenciadores. Confira:

Ação de relacionamento

Nem toda ação de marketing de influência acontece por meio de publicidade e investimentos financeiros, é possível fazer ação de relacionamento também. Porém, para isso, as marcas precisam ter uma estratégia clara e que esteja alinhada com os objetivos gerais de marketing delas. Para começar, é importante fazer uma curadoria de influenciadores para o mailing, levantar nomes relevantes e avaliar se o produto faz sentido com a rotina deles. Após esse mapeamento, é possível enviar o produto para o influenciador, só é importante ressaltar que a postagem dele se torna consequência do trabalho de curadoria e aproximação da marca, não há uma obrigatoriedade por parte dele postar.

Para aumentar as chances de sucesso no relacionamento da marca com o influenciador, é bom pensar em um kit personalizado, que seja criativo e relevante. Isso acaba colaborando para estabelecer uma conexão e para construir uma relação mais autêntica com o influenciador. Uma sugestão é produzir uma carta personalizada e que conte um pouco sobre o produto que está sendo enviado, isso ajuda a se aproximar do influenciador e a mostrar que você está enviando um item que se encaixe na rotina dele.

Publipost-como-fazer

Case Trama – Ação de relacionamento com Influenciadores Digitais – BBC

Entre os clientes que fazemos ações de relacionamento com influenciadores no Grupo Trama Reputale, está a Bluey. Recentemente, enviamos um kit para a Juju Teófilo, uma influenciadora mirim nordestina com 4.6 milhões de seguidores no Instagram, que se mudou para São Paulo e começou em uma nova escola. Nós enviamos para ela um kit de boas-vindas, contendo mochila, estojo, lancheira e caderno da personagem Bluey, além de uma cartinha personalizada escrita à mão.

Consegue perceber a importância de fazer esses envios personalizados? A Juju tem muita sinergia com o cliente, mas o momento de vida que ela estava vivendo fazia muito sentido para ela receber os produtos no início de suas aulas na nova escola. Com isso, conseguimos estreitar o relacionamento dela com a marca.

Conteúdo pago

A conexão que os influenciadores digitais criaram com seus seguidores faz com que muitas marcas fiquem de olho neles. As recomendações dos creators são vistas como referência na hora das pessoas adquirirem um produto ou serviço. Os consumidores confiam em sua recomendação, gerando um valor de marcado.

Além disso, os influenciadores podem impactar a jornada de compra, conforme destaca o  Instituto QualiBest, que avaliou em uma pesquisa online que 59% dos internautas acompanham as recomendações de produtos e serviços dos influenciadores e 66% das pessoas já compraram algum produto ou serviço que foi indicado por um influenciador digital.

Não há uma tabela de preço padrão para essas ações, então cada influenciador tem liberdade para cobrar os valores de acordo com o tipo de conteúdo produzido. Sua marca pretende pedir um post para um lançamento? Um vídeo no reels mostrando algum serviço ou receita? Uma campanha anual com vários produtos? Tudo vai depender do que você precisa. Primeiro, é preciso contextualizar a ação e depois as negociações de valores. Mas, no final, vale a pena.

Para comparar que o impacto da propaganda feita por um influencer é cada vez maior, uma pesquisa da Opinion Box revela que 55% dos internautas já compraram algum produto indicado por influenciadores digitais. Eles são especialmente necessários para trazer mais confiança à compra. Entre o público que já comprou algo por causa deles, 38% das pessoas já queriam comprar e foi decisivo ver alguém testando e aprovando o produto. Outros 27% já necessitavam do produto e ver o influenciador ou a influenciadora serviu de lembrança.

A forma revolucionária de fazer propaganda

Parece que o jogo virou mesmo. Por quê? A verdade é que os influenciadores digitais revolucionaram a forma de fazer propaganda. Quando eles “vendem” algo, fazem isso ao mesmo tempo que dão dicas e interagem com os seguidores. Em casos de empresas de alimentos, por exemplo, frequentemente os influencers podem ser vistos consumindo os produtos e afirmando o quanto são saborosos e fazem parte do dia a dia. Uma boa sugestão é pensar em nichos específicos, pois permite que você alcance um público-alvo relevante para sua marca e garante que seu conteúdo seja visto por pessoas que têm maior probabilidade de se interessar por seus produtos ou serviços.

Ainda dentro desse universo, é importante citar porque os creators usam termos como publi ou ad no conteúdo pago. Além de ser uma forma ética de mostrar transparência aos seguidores, é uma questão legal. Afinal, o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) pode acionar o perfil e enquadrá-lo, negativamente, no Código de Defesa do Consumidor, assim como o Procon ou o Ministério Público.

Portanto, para minimizar riscos, como bloqueio de conta e multa, basta apenas que o influenciador digital identifique os seus posts publicitários. Não vá esquecer disso no seu contrato e roteiro, hein?!

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Case Trama – Conteúdo Pago com Influenciadores Digitais – Intelbras

Na época do reality show BBB, a Intelbras, nosso cliente em Relações Públicas realizou uma ação de cupom de desconto com o portal Gshow, que fazia alusão ao programa. A ideia era divulgar as câmeras Mibo Intelbras, o cartão de memória WD Purple  e o software Babá Pro com o mote “Dê Uma Espiadinha”. Para isso, a influenciadora escolhida para fazer a ação foi a Paula Amorim, ex- BBB, empresária e mãe do Theo.

Ela produziu conteúdos bem informativos em seu Instagram sobre os produtos e destacou a mensagem de que a tecnologia ajuda a amenizar a saudade do filho e do marido quando ela não está em casa. Com as ações de publicidade é possível comunicar exatamente a mensagem que a marca precisa e produzir um conteúdo relevante em curadoria com o influenciador.

E aí? Depois de ler tudo o que pontuamos sobre essas duas estratégias de marketing digital, qual você escolheria? Qual se encaixa melhor no seu objetivo como marca? Conte para nós aqui nos comentários.