O que é um Press Kit?
O Press kit é um recurso valioso da Assessoria de Imprensa, composto por materiais informativos, amostras ou conteúdos relevantes sobre a empresa, produto ou serviço. Esses kits têm o propósito de orientar jornalistas, influenciadores digitais e demais profissionais da mídia, oferecendo informações detalhadas e exclusivas sobre a marca e seus lançamentos.
Quais são os principais benefícios de usar um Press Kit na estratégia de comunicação?
Se bem planejado, o Press kit se torna uma ferramenta poderosa para despertar o interesse da mídia, destacar lançamentos, fortalecer a identidade da marca e criar experiências com os produtos. Ele oferece informações de primeira mão, reforça a credibilidade da empresa e amplia a visibilidade nos veículos de comunicação. No entanto, seu sucesso depende de alguns fatores-chave para aumentar a mídia espontânea:
- Uma apresentação que desperte o interesse do público-alvo;
- Comunicação exclusiva e de primeira mão, destacando lançamentos ou características especiais de produtos e serviços;
- Fortalecimento da identidade da marca;
- Oferecer uma experiência significativa com os produtos ou serviços.
Como fazer um Press kit de qualidade?
Um Press kit eficaz deve conter um texto de lançamento (release) conciso e informativo, amostras ou demonstrações do produto e um conceito criativo que ressalte as características únicas do produto ou serviço. É essencial manter a clareza, objetividade e alinhamento estratégico na comunicação.
Press kit ou Mídia kit: quais são as diferenças?
O Press kit e o Mídia kit possuem finalidades distintas, porém muitas vezes são confundidos.
Enquanto o Press kit é direcionado à imprensa para divulgar informações relevantes sobre a marca ou produto com o objetivo de gerar reportagens, matérias ou notícias, o Mídia kit é elaborado para apresentar dados, estatísticas e informações sobre audiência, formatos de parcerias e valores de divulgação para influenciadores digitais e veículos.
Press kit para influenciadores digitais
Para os influenciadores digitais, os Press kits devem incluir informações relevantes sobre a marca, produtos ou serviços, além de oferecer uma experiência personalizada, como amostras exclusivas ou conteúdo específico para o público-alvo do influenciador.
CONFIRA EXEMPLO DE PRESS KIT ABAIXO ↓
Peça uma proposta
Exemplos de Press kits que vão inspirar sua equipe:
Chegou a hora de colocar a criatividade em ação! Que tal preparar um Press kit super inovador para promover a sua empresa, produto ou serviço na mídia?
Para ilustrar a aplicação prática nós trazemos alguns exemplos que a nossa equipe preparou para clientes da agência. Esperamos que esses exemplos despertem muita inspiração e criatividade para a sua equipe!
1) LOL na Páscoa
Para anunciar a chegada da Páscoa no Mundo da LOL, resolvemos criar um Press kit superdivertido e que chame a atenção das crianças. Desenvolvemos um kit com uma bolsa super estilosa, ovos de Páscoa com os brindes da LOL e docinhos que todos amam.
Cliente: MGA Entertainment
Produto: Ovos de Páscoa
Público-alvo: Influencers maternidade/paternidade.
2) Pamplona 75 anos
Com o objetivo de comemorar os 75 anos da marca e o lançamento da linha receitas em família, o Press kit da Pamplona veio recheado de produtos deliciosos junto com uma bolsa térmica. Esse Press kit foi desenvolvido para poder aproveitar com a família.
Cliente: Pamplona
Produto: Linha receitas em família
Público-alvo: Influencers gastronômicos.
3) Seven Boys Natal tá On
A Seven boys já está preparadíssima para o Natal, com o objetivo de divulgar seus produtos tradicionais para essa data especial, foi desenvolvido um Press kit com dois panetones em uma caixa super natalina e uma caixinha de som para alegrar a ceia.
Cliente: Seven Boys
Produto: Panetones
Público-alvo: Influencers Digitais jovens, que falam do dia a dia e sobre gastronomia e receitas.
4) Bluey Dia das Crianças
Para comemorar o Dia das Crianças pertinho da Bluey nós desenvolvemos um Press kit que chamasse a atenção dos pequenos. Foi então que planejamos uma caixa criativa e com imagens do desenho, onde dentro tinha a pelúcia da Bluey e um pacote cheio de bexigas da personagem.
Cliente: Bluey
Produto: Pelúcia
Público-alvo: Influencers Digitais Mirins e Maternidade/Paternidade.
5) Aniversário LOL
Para prestigiar o aniversário da LOL, enviamos alguns produtos da marca. Aproveitamos essa campanha para incluir diversos itens como gloss, camiseta, LOL surprise e outros, dentro de uma caixinha linda de aniversário.
Cliente: MGA Entertainment
Produto: LOL Surprise, revista, doces etc.
Público-alvo: Influencers Digitais Mirins e Maternidade/Paternidade.
Podemos te ajudar com seu Press Kit
Aqui no Grupo Trama Reputale, contamos com especialistas em Relações Públicas dedicados a conceber estratégias personalizadas de Press Kit para elevar a visibilidade e impacto da sua empresa na mídia. Estamos prontos para impulsionar sua narrativa de maneira única e eficaz.