O press kit é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pelas Assessorias de Imprensa para orientar jornalistas e influenciadores digitais com informações sobre a empresa, o produto ou o serviço que precisa ser divulgado.

Quando feito com estratégia e totalmente orientado aos objetivos da empresa, é uma ação muito eficaz, entretanto, o seu sucesso depende de alguns fatores como:

  • uma apresentação que desperte o interesse no público a qual se destina;
  • uma comunicação exclusiva, de primeira mão, que destaque um lançamento ou alguma característica especial de produtos e serviços;
  • reforço da identidade da marca;
  • geração de uma experiência com os produtos.

Como montar um press kit?

A montagem de um kit de imprensa é algo totalmente livre, mas, para que ele se torne um bom press kit, ele precisa conter:

  • texto de lançamento (release);
  • amostras do produto final;
  • e um conceito criativo que feche a proposta com chave de ouro, para chamar a atenção do público a que se destina.

Além disso, é sempre importante manter o foco na informação que se quer passar, de forma estratégica, clara e fácil. Após o envio do press kit, é sempre importante que você acompanhe se ele chegou certinho no seu destino. Este acompanhamento pode ser feito por meio de follow up.

7 exemplos de Press Kits criativos para inspirar a sua Assessoria de Imprensa

Agora vamos colocar a mão na massa? Que tal organizar um press kit super criativo para divulgar sua empresa, produto ou serviço na mídia? Confira a seguir 7 exemplos que a nossa equipe desenvolveu para alguns dos clientes da agência.

Espero que eles possam inspirar você e seu time!

1- Novos Episódios de Bluey

Para anunciar a nova temporada de Bluey no Disney +, na TV Cultura e no Youtube, desenvolvemos um kit cinema em casa, incluindo: almofada com porta-pipoca, coberta, luzes para enfeitar, milho de pipoca, copos e balde de pipoca personalizados. Além disso tudo, o kit acompanhava uma cartinha que contava sobre o lançamento e incentivava os influenciadores a montarem o cinema em casa. A estratégia deu muito certo e os influenciadores postaram o momento deles em família para assistir o desenho. Os itens foram enviados para mais de 20 influenciadores do nicho de maternidade e paternidade, atingindo cerca de 900 mil pessoas.

press-kit-criativo

2- Homenagem da marca Aymoré para o povo mineiro

Para anunciar o seu amor pelo estado de Minas Gerais, a marca Aymoré quis reforçar sua tradição mineira, mudando o rótulo dos seus produtos para Uaimoré. Aproveitamos essa campanha para montar um kit que remetia exatamente a essa tradição. Foi então que planejamos uma caixa de madeira escura, forrada com palha e os principais biscoitos da marca com a identidade da campanha.

 

Embalagem com 3 pacotes de bolacha

3- Lançamento da bola e camiseta da Seleção Brasileira de Futsal

Para divulgar a nova bola e nova camiseta da seleção Brasileira de Futsal, desenvolvemos para a Penalty uma caixa que, ao abri-la, se transformava em uma quadra de futsal. Além dessa sacada, os jornalistas receberam informações sobre os produtos, além da bola e da camiseta da seleção como presente.

 

caixa que, aberta, exibe uma bola de futebol.

4- Natal Seven Boys

Para destacar o retorno dos Panettones Gotas de Chocolate e Frutas da Seven Boys ao mercado e fortalecer a conexão emocional com a Geração Z, apostamos em uma ação estratégica com influenciadores dos segmentos lifestyle e família. Criamos uma caixa gigante em formato de panettone, totalmente personalizada com a identidade natalina da marca, despertando curiosidade, desejo e engajamento. Dentro dela, além dos panettones, enviamos um kit exclusivo pensado para momentos especiais em família: jogo americano, faca para pão, pratos, uma bandana para o pet e um jogo da memória – todos personalizados com os mascotes da marca. O objetivo foi mostrar que o Natal da Seven Boys estava on para a família toda, reforçando o slogan da marca. O kit foi enviado para 25 influenciadores, junto com uma cartinha que contava sobre os produtos. A ação teve um alcance mais de 1 milhão de pessoas.

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5-Dias das Mães com a Kodak

Para ampliar o awareness das câmeras Kodak Photo Printer no Dia das Mães – uma data essencial para a marca –, criamos um Press Kit exclusivo para três influenciadoras selecionadas estrategicamente. O kit incluía um varal de luzes de LED com fotos personalizadas das mães e seus filhos, além de uma câmera e suprimentos, incentivando-as a registrar e eternizar novos momentos especiais ao lado de seus pequenos. A ação alcançou mais de 1,3 milhão de pessoas e impulsionou um “boom” de crescimento nos seguidores do Instagram da marca.

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6- Lançamento da linha “Do Forno”

A proposta do kit era entregar elementos que remetessem ao conceito do lançamento: artesanal, com um toque rústico, sem deixar de ser elegante. Além disso, tivemos a ideia de propor uma experiência gastronômica para as pessoas que receberiam o press-kit. Para isso, montamos uma caixa no estilo ”clube gourmet”, onde além dos pães da marca Wickbold “Do Forno”, os influenciadores digitais recebiam ingredientes para preparação de uma receita especial. Como presente, enviamos um avental bordado com o logo especial dos 80 anos da marca e o nome do influenciador. Esta ação foi finalista do prêmio Jatobá de 2018. Confira o case.

 

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7- Lançamento Wickbold 5 zeros Aveia, Linhaça, Chia e Quinoa

Para anunciar o lançamento do novo pão da linha 5 zeros da Wickbold, desenvolvemos um kit exclusivo que reforçava sua proposta de praticidade e estilo de vida ativo. Os influenciadores receberam uma bolsa de academia roxa – cor do lançamento –, contendo os três pães da linha, destacando sua versatilidade como um lanche prático para qualquer momento. Além disso, incluímos um tapete e um elástico para exercícios personalizados, reforçando a importância do bem-estar e da mobilidade na rotina. A experiência foi complementada por uma cartinha especial com um QR Code, direcionando para mais informações sobre o lançamento. A ação foi enviada para 25 influenciadores micro e alcançou mais de 500 mil pessoas, gerando engajamento e ampliando a visibilidade do produto.

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