O press kit é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pelas Assessorias de Imprensa para orientar jornalistas e influenciadores digitais com informações sobre a empresa, o produto ou o serviço que precisa ser divulgado.

Quando feito com estratégia e totalmente orientado aos objetivos da empresa, é uma ação muito eficaz, entretanto, o seu sucesso depende de alguns fatores como:

  • uma apresentação que desperte o interesse no público a qual se destina;
  • uma comunicação exclusiva, de primeira mão, que destaque um lançamento ou alguma característica especial de produtos e serviços;
  • reforço da identidade da marca;
  • geração de uma experiência com os produtos.

Como montar um press kit?

A montagem de um kit de imprensa é algo totalmente livre, mas, para que ele se torne um bom press kit, ele precisa conter:

  • texto de lançamento (release);
  • amostras do produto final;
  • e um conceito criativo que feche a proposta com chave de ouro, para chamar a atenção do público a que se destina.

Além disso, é sempre importante manter o foco na informação que se quer passar, de forma estratégica, clara e fácil. Após o envio do press kit, é sempre importante que você acompanhe se ele chegou certinho no seu destino. Este acompanhamento pode ser feito por meio de follow up.

7 exemplos de Press Kits criativos para inspirar a sua Assessoria de Imprensa

Agora vamos colocar a mão na massa? Que tal organizar um press kit super criativo para divulgar sua empresa, produto ou serviço na mídia? Confira a seguir 7 exemplos que a nossa equipe desenvolveu para alguns dos clientes da agência.

Espero que eles possam inspirar você e seu time!

1- Nova fórmula da Paçoca Amor

Para comunicarmos a mudança na fórmula e no sabor da paçoca mais querida do Brasil – depois de 50 anos, acredita?! – resolvemos criar um press kit super bacana. Desenvolvemos uma cesta repleta de paçocas e, para enfeitar, um laço amarelo e balões de gás hélio que fechavam a identidade visual da marca. Os press kits foram entregues nas redações por todo o Brasil.

Cliente: Arcor

Produto: Paçoca Amor

Público-alvo: Jornalistas. 

imagem de embalagem com paçoquinnhas dentro

2- Homenagem da marca Aymoré para o povo mineiro

Para anunciar o seu amor pelo estado de Minas Gerais, a marca Aymoré quis reforçar sua tradição mineira, mudando o rótulo dos seus produtos para Uaimoré. Aproveitamos essa campanha para montar um kit que remetia exatamente a essa tradição. Foi então que planejamos uma caixa de madeira escura, forrada com palha e os principais biscoitos da marca com a identidade da campanha.

Cliente: Arcor

Produto: Biscoitos Aymoré

Público-alvo: Jornalistas e Influenciadores Digitais

 

Embalagem com 3 pacotes de bolacha

3- Lançamento da bola e camiseta da Seleção Brasileira de Futsal

Para divulgar a nova bola e nova camiseta da seleção Brasileira de Futsal, desenvolvemos uma caixa que, ao abri-la, se transformava em uma quadra de futsal. Além dessa sacada, os jornalistas receberam informações sobre os produtos, além da bola e da camiseta da seleção como presente.

Cliente: Penalty

Produto: Bola e camiseta da Seleção Brasileira de Futsal

Público-alvo: Jornalistas

caixa que, aberta, exibe uma bola de futebol.

4- Alimentação especial para gatos

Com o objetivo de comunicar para influenciadores digitais com foco em pets que a marca Farmina fabrica alimentos destinado a gatos, desenvolvemos uma caixa personalizada com o portfólio completo dos produtos das rações produzidas pela marca.

Cliente: Farmina

Produto: Ração para Gatos

Público-alvo: Jornalistas e Influenciadores Digitais

press-kit-farmina

5- Carnaval Intelbras

Neste press kit, enviamos três produtos em lançamento da marca Intelbrás. E como o disparo do material foi feito no mês de Fevereiro, aproveitamos para deixá-lo com “a cara do carnaval”. Colocamos confetes, máscara e colares, para que os influenciadores digitais já entrassem no clima.

Cliente: Intelbras

Produto: USB ECI Quick, EPE 1008+ e ESP 360 S

Público-alvo: Influenciadores Digitais

press-kit intelbras

6- Lançamento da linha “Do Forno”

A proposta do kit era entregar elementos que remetessem ao conceito do lançamento: artesanal, com um toque rústico, sem deixar de ser elegante. Além disso, tivemos a ideia de propor uma experiência gastronômica para as pessoas que receberiam o press-kit. Para isso, montamos uma caixa no estilo ”clube gourmet”, onde além dos pães da marca Wickbold “Do Forno”, os influenciadores digitais recebiam ingredientes para preparação de uma receita especial. Como presente, enviamos um avental bordado com o logo especial dos 80 anos da marca e o nome do influenciador. Esta ação foi finalista do prêmio Jatobá de 2018. Confira o case.

Cliente: Wickbold

Produto: Pão do forno

Público-alvo: Influenciadores Digitais

press-kit wickbold

 

7- Bem Menininha

Com o movimento de hashtag cada vez mais forte, a MSA Cosméticos criou a nova marca de cuidados para os cabelos #BemMenininha, que chegou ao mercado para atender às consumidoras de beleza que estão cada vez mais antenadas. O produto escolhido para o press kit foi a linha Desmaia Cabelo, composta por shampoo, condicionador, máscara, leave-in e brilho do unicórnio. Os produtos foram enviados às influenciadoras digitais dentro de um saco de juta, forrado com papel seda e um lanço rosa para elas se sentirem “bem menininhas”.

Cliente: MAS Cosméticos

Produto: Linha Desmaia Cabelo

Público-alvo: Influenciadores Digitais

press-kit-bem-menininha