No cenário altamente competitivo do setor de tecnologia, conquistar visibilidade e credibilidade é uma batalha constante. A rapidez com que as empresas precisam se adaptar às mudanças tecnológicas, aliada à voracidade dos consumidores por novidades, exige estratégias sólidas e eficazes.
De acordo com um levantamento realizado pela Buscar ID, em parceria com a Opinion Box , 79% dos entrevistados pesquisam sobre a reputação das marcas antes de comprar algum produto, evidenciando a importância de oferecer produtos de qualidade, além de eficiência no atendimento e transparência nos negócios para uma boa reputação.
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é um serviço de mediação do relacionamento de empresas com jornalistas e os veículos de comunicação que visa a busca de espaço midiático. O assessor de imprensa faz a ponte entre o cliente e os veículos de comunicação.
Mesmo com a diminuição da mídia impressa, o trabalho da assessoria de imprensa continua sendo essencial para empresas de todos os segmentos de mercado. E visa atingir todos os veículos presentes na internet, como portais de notícias, blogs, assim como redes sociais.
O principal objetivo do trabalho é a conquista de mídia espontânea para o cliente, permitindo que a marca ou produto ganhe destaque nas matérias. Para isso, a agência de comunicação identifica informações relevantes que possam atrair atenção dos jornalistas e as direciona para mídias e editorias mais adequadas.
O que faz uma Assessoria de Imprensa para o setor de tecnologia?
No universo tecnológico, a assessoria de imprensa desempenha um papel multifacetado, posicionando a marca como líder de pensamento, conectando-a com as tendências e debates relevantes do setor. Além disso, a assessoria molda a percepção pública, contribuindo para a criação de um ambiente propício aos objetivos da companhia.
A especialização é a chave para o sucesso na assessoria de imprensa. No setor de tecnologia, a dinâmica é única, com desafios específicos e uma linguagem própria. Uma assessoria especializada compreende o setor, identifica oportunidades antes mesmo de surgirem e adapta a mensagem da empresa para se alinhar com as expectativas e interesses de todos os interessados.
O que é um Porta-Voz e qual o seu papel para as empresas do setor de tecnologia?
O porta-voz é a face humana da empresa, alguém que personifica seus valores e visões. Pense nele como a ponte entre a organização e a mídia, desempenhando um papel crucial na construção e manutenção da reputação. Ser escolhido como porta-voz é uma responsabilidade significativa, exigindo boas habilidades de comunicação e um profundo entendimento dos objetivos da empresa.
No contexto tecnológico, o porta-voz não é apenas um comunicador habilidoso, mas também uma referência. Além de apresentar as inovações e lançamentos realizados, ele pode antecipar as tendências do setor ou ser uma fonte em uma reportagem, posicionando a empresa como uma influência positiva.
“Em um cenário de inovação constante, os porta-vozes não são apenas comunicadores, são estrategistas que moldam a narrativa tecnológica. Como uma agência de RP, entendemos que os porta-vozes são embaixadores que transcendem a comunicação para construir confiança, estabelecer liderança e posicionar nossos clientes como pioneiros no horizonte tecnológico”, explica, Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.
O porta-voz também é um catalisador para parcerias estratégicas, construindo pontes entre a empresa e outras entidades do ecossistema tecnológico. Isso envolve uma compreensão profunda das tendências do setor, das necessidades emergentes e das lacunas que podem ser preenchidas por meio de tais colaborações.
Como desenvolver porta-vozes para empresas do setor de tecnologia
A escolha de um porta-voz é uma decisão estratégica crucial para qualquer empresa. Defina um espectro, identificando as habilidades individuais, a profundidade do conhecimento técnico e a experiência em lidar com veículos de comunicação. Isso ajudará a determinar lacunas e áreas de aprimoramento.
Também é interessante escolher alguém alinhado com a Cultura e Valores da Empresa e investir no treinamento contínuo dos porta-vozes. Isso inclui aprimorar as habilidades de comunicação, manter-se atualizado sobre as últimas tendências do setor e oferecer insights estratégicos para aperfeiçoar a representação da empresa na mídia.
Além de conversar com a mídia sobre assuntos da companhia, é essencial identificar eventos do setor, lançamentos de produtos, ou tendências emergentes que possam ser alavancadas para aumentar a visibilidade da marca. Quanto mais exposição, positiva e controlada, que o porta-voz receber, mais a marca se posiciona como uma referência em seu setor.
O desenvolvimento de um porta-voz qualificado é essencial para qualquer marca, auxiliando na personificação da identidade e estabelecendo conexões significativas da companhia com o público, veículos de comunicação e stakeholders. Agências especializadas contribuem na criação de líderes influentes, oferecendo suporte e conhecimento para a criação desse ativo estratégico.
O Grupo Trama Reputale se destaca ao ir além da simples geração de cobertura dos veículos de comunicação, comprometendo-se também com o desenvolvimento de porta-vozes excepcionais no setor tecnológico.
Com uma metodologia própria, ronda de pauta proativa, profundo conhecimento do mailing de jornalistas especializados e uma série de casos de sucesso, nossa equipe cria um ambiente onde os porta-vozes não apenas comunicam, mas lideram.