No cenário altamente competitivo do setor de tecnologia, conquistar visibilidade e credibilidade é uma batalha constante. A rapidez com que as empresas precisam se adaptar às mudanças tecnológicas, aliada à voracidade dos consumidores por novidades, exige estratégias sólidas e eficazes.
De acordo com um levantamento realizado pela Buscar ID, em parceria com a Opinion Box , 79% dos entrevistados pesquisam sobre a reputação das marcas antes de comprar algum produto, evidenciando a importância de oferecer produtos de qualidade, além de eficiência no atendimento e transparência nos negócios para uma boa reputação.
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é um serviço de mediação do relacionamento de empresas com jornalistas e os veículos de comunicação que visa a busca de espaço midiático. O assessor de imprensa faz a ponte entre o cliente e os veículos de comunicação.
Mesmo com a diminuição da mídia impressa, o trabalho da assessoria de imprensa continua sendo essencial para empresas de todos os segmentos de mercado. E visa atingir todos os veículos presentes na internet, como portais de notícias, blogs, assim como redes sociais.
O principal objetivo do trabalho é a conquista de mídia espontânea para o cliente, permitindo que a marca ou produto ganhe destaque nas matérias. Para isso, a agência de comunicação identifica informações relevantes que possam atrair atenção dos jornalistas e as direciona para mídias e editorias mais adequadas.
O que faz uma Assessoria de Imprensa para o setor de tecnologia?
No universo tecnológico, a assessoria de imprensa desempenha um papel multifacetado, posicionando a marca como líder de pensamento, conectando-a com as tendências e debates relevantes do setor. Além disso, a assessoria molda a percepção pública, contribuindo para a criação de um ambiente propício aos objetivos da companhia.
A especialização é a chave para o sucesso na assessoria de imprensa. No setor de tecnologia, a dinâmica é única, com desafios específicos e uma linguagem própria. Uma assessoria especializada compreende o setor, identifica oportunidades antes mesmo de surgirem e adapta a mensagem da empresa para se alinhar com as expectativas e interesses de todos os interessados.
O que é um Porta-Voz e qual o seu papel para as empresas do setor de tecnologia?
O porta-voz é a face humana da empresa, alguém que personifica seus valores e visões. Pense nele como a ponte entre a organização e a mídia, desempenhando um papel crucial na construção e manutenção da reputação. Ser escolhido como porta-voz é uma responsabilidade significativa, exigindo boas habilidades de comunicação e um profundo entendimento dos objetivos da empresa.
No contexto tecnológico, o porta-voz não é apenas um comunicador habilidoso, mas também uma referência. Além de apresentar as inovações e lançamentos realizados, ele pode antecipar as tendências do setor ou ser uma fonte em uma reportagem, posicionando a empresa como uma influência positiva.
“Em um cenário de inovação constante, os porta-vozes não são apenas comunicadores, são estrategistas que moldam a narrativa tecnológica. Como uma agência de RP, entendemos que os porta-vozes são embaixadores que transcendem a comunicação para construir confiança, estabelecer liderança e posicionar nossos clientes como pioneiros no horizonte tecnológico”, explica, Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.
Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.
O porta-voz também é um catalisador para parcerias estratégicas, construindo pontes entre a empresa e outras entidades do ecossistema tecnológico. Isso envolve uma compreensão profunda das tendências do setor, das necessidades emergentes e das lacunas que podem ser preenchidas por meio de tais colaborações.
Como desenvolver porta-vozes para empresas do setor de tecnologia
A escolha de um porta-voz é uma decisão estratégica crucial para qualquer empresa. Defina um espectro, identificando as habilidades individuais, a profundidade do conhecimento técnico e a experiência em lidar com veículos de comunicação. Isso ajudará a determinar lacunas e áreas de aprimoramento.
Também é interessante escolher alguém alinhado com a Cultura e Valores da Empresa e investir no treinamento contínuo dos porta-vozes. Isso inclui aprimorar as habilidades de comunicação, manter-se atualizado sobre as últimas tendências do setor e oferecer insights estratégicos para aperfeiçoar a representação da empresa na mídia.
Além de conversar com a mídia sobre assuntos da companhia, é essencial identificar eventos do setor, lançamentos de produtos, ou tendências emergentes que possam ser alavancadas para aumentar a visibilidade da marca. Quanto mais exposição, positiva e controlada, que o porta-voz receber, mais a marca se posiciona como uma referência em seu setor.
O desenvolvimento de um porta-voz qualificado é essencial para qualquer marca, auxiliando na personificação da identidade e estabelecendo conexões significativas da companhia com o público, veículos de comunicação e stakeholders. Agências especializadas contribuem na criação de líderes influentes, oferecendo suporte e conhecimento para a criação desse ativo estratégico.
O Grupo Trama Reputale se destaca ao ir além da simples geração de cobertura dos veículos de comunicação, comprometendo-se também com o desenvolvimento de porta-vozes excepcionais no setor tecnológico.
Com uma metodologia própria, ronda de pauta proativa, profundo conhecimento do mailing de jornalistas especializados e uma série de casos de sucesso, nossa equipe cria um ambiente onde os porta-vozes não apenas comunicam, mas lideram.