No mundo atual, quase todas as informações que buscamos estão disponíveis na internet e podem ser acessadas de maneira fácil e rápida. Assim, se torna essencial ter uma boa presença digital, conquistando clientes e garantindo o crescimento de sua operação a longo prazo.

Porém, não se pode deixar de lado o mundo real e todas as oportunidades que podemos desfrutar dele. Uma delas é a participação das empresas em feiras, conferências e exposições que podem fazer uma grande diferença na hora de construir e fortalecer sua marca.

De acordo com o Relatório de Marketing de Eventos 2020: Benchmarks e Tendências (The Event Marketing 2020: Benchmarks and Trends Report), elaborado pela Bizzabo, 41% dos profissionais de marketing consideram os eventos como o canal mais eficaz para alcançar seus principais objetivos.

Eventos oferecem uma oportunidade de interagir com seu público-alvo de uma maneira mais direta e pessoal, permitindo que você construa relacionamentos, aumente a visibilidade de sua empresa e alcance seus objetivos de marketing.

Nesse texto, vamos entender esses e outros benefícios que a participação em eventos pode trazer para sua marca.

Quem não é visto, não é lembrado

A exposição da marca em eventos é uma das estratégias mais eficazes para aumentar a visibilidade e promover o crescimento de um negócio. Esses espaços foram especialmente projetados para reunir empresas, profissionais e o público-alvo interessados em um setor específico.

Com toda essa exposição e em um espaço com pessoas realmente interessadas, feiras se tornam excelentes plataformas para lançar novos produtos ou serviços, por exemplo. Demonstrações ao vivo permitem que os participantes experimentem seus produtos em primeira mão e entendam melhor seus benefícios.

Por estarem tão próximas, as pessoas podem fornecer feedbacks imediatos sobre suas soluções. Isso pode ajudar a aprimorar seus esforços e entender melhor as necessidades do público-alvo.

Sobre o papel desempenhado pelas feiras e eventos na estratégia de comunicação, Fabielle Zemolin, Analista de Marketing da Intelbras, empresa de tecnologia que é cliente do Grupo Trama Reputale no núcleo de Relações Públicas, complementa:

”A participação em feiras e eventos é uma estratégia de marketing essencial para empresas que desejam estabelecer uma conexão mais profunda com seu público-alvo. Esses momentos proporcionam aos clientes a oportunidade única de vivenciar de perto todas as experiências que os produtos e serviços oferecem, criando uma experiência envolvente e memorável. Além de reforçar o vínculo com clientes já existentes, a presença em feiras e eventos também oferece uma excelente oportunidade para apresentar a marca a potenciais consumidores”.

Fabielle Intelbras

Fabielle Zemolin, Analista de Marketing da Intelbras

Imprensa

Eventos e feiras também atraem a atenção da mídia geral e especializada. Participar deles pode resultar em aparições na imprensa, aumentando ainda mais a visibilidade da sua marca e alcançando um público mais amplo.

É interessante destacar que, trabalhar com as mídias tradicionais e especializadas ao mesmo tempo é uma estratégia interessante. Enquanto a grande imprensa traz audiência e prestígio, veículos mais especializados levam a informação especificamente para quem você deseja e precisa que receba.

Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do Grupo Trama Reputale, complementa.

“O acompanhamento desses eventos por profissionais de relações públicas, promovendo oportunidades de entrevistas e relacionamento com os profissionais de imprensa é fundamental para a promoção da marca e para a sua reputação”.

fabio-blog-trama

Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

É claro que o acompanhamento de entrevistas e o desenvolvimento de aproximação da marca e seus porta-vozes com a imprensa durante o evento deve ser acompanhado pelo assessor de imprensa da marca. O relacionamento próximo desse profissional com a assessoria de imprensa do evento, por exemplo, também é fundamental para que as iniciativas e novidades da empresa durante o evento sejam noticiadas e ganhem destaque na mídia.

como-participar-de-eventos

Networking e relacionamento

Eventos reúnem pessoas da mesma área, clientes em potencial, parceiros de negócios e especialistas em um único local. Essa é uma oportunidade valiosa para fazer novos contatos, estabelecer parcerias estratégicas e ampliar sua rede profissional.

Além disso, o espaço também oferece a chance de coletar informações de clientes em potencial. Os participantes estão genuinamente interessados no setor ou tema do evento, o que significa que eles já têm algum nível de afinidade com o que sua marca oferece, podendo levar a possíveis negócios.

Não se esqueça também de fortalecer os relacionamentos com clientes existentes, além de fornecedores e parceiros de negócios. O contato presencial permite a construção de conexões mais profundas e duradouras.

Construção de autoridade

Participar de eventos coloca sua marca diante de um público altamente segmentado e interessado no que você oferece. A exposição da empresa no espaço pode gerar reconhecimento, aumentar a lembrança da marca e aumentar a confiança do público em relação aos seus produtos ou serviços.

De acordo com o Relatório de Confiança (Trust Report), realizado pela Freeman, 77% dos consumidores afirmam que sua confiança aumentou um pouco ou significativamente após interagirem com uma marca em um evento ao vivo. Outra oportunidade interessante é participar como palestrante ou especialista em um painel pode ajudar a estabelecer sua marca como uma autoridade no setor. Isso aumenta a credibilidade e a confiança dos clientes em potencial em relação à sua marca.

“A participação de empresas em eventos tem se mostrado uma estratégia altamente benéfica para as marcas. As companhias têm a oportunidade de interagir diretamente com clientes e demais stakeholders, o que possibilita uma compreensão mais profunda das necessidades e expectativas do mercado. Essa abordagem pessoal também tem fortalecido a imagem da marca e estabelecido laços de confiança, contribuindo significativamente para o crescimento e sucesso contínuo das empresas”, completa Fábio.

Como pudemos perceber, participar de eventos com sua marca traz inúmeras vantagens. Porém, é muito importante escolher eventos que sejam relevantes para o seu setor e público-alvo, além de planejar sua participação de forma estratégica para obter o máximo de benefícios para sua marca.

Ao fazer isso, você pode aproveitá-los como uma ferramenta poderosa para aumentar a conscientização da marca, impulsionar o crescimento do negócio e alcançar seus objetivos de marketing e relações públicas.

Nós podemos te ajudar

Para ajudar sua empresa a traçar essas estratégias e garantir o sucesso do seu evento, marque um bate-papo conosco. O Grupo Trama Reputale conta com profissionais experientes e prontos para te ajudar a alcançar seus objetivos de comunicação. Vamos juntos?

Solicite orçamento