“A comunicação é a habilidade mais importante que qualquer líder deve possuir”. Essa frase é de Richard Branson, empresário inglês e fundador do conglomerado Virgin Group. E ele não é o único bilionário que pensa assim. Bill Gates, cofundador da Microsoft, e o megainvestidor Warren Buffett, concordam que a comunicação é fundamental para quem quer brilhar no comando.

Esses profissionais extremamente bem-sucedidos estão certíssimos! Segundo Nicholas Boothman, autor do livro Como Convencer Alguém em 90 segundos, especialistas estimam que 15% do seu sucesso financeiro são determinados pelas habilidades e conhecimentos, enquanto 85% vêm da sua capacidade de conectar-se com outras pessoas e estabelecer confiança e respeito.

Em outras palavras, a comunicação é crucial para que o gestor possa se conectar com seu time, manter as informações alinhadas e alcançar os objetivos estratégicos da empresa. Ciente da importância de desenvolver essa habilidade nas lideranças, a Trama oferece treinamentos customizados para que elas e, consequentemente, as organizações onde trabalham, tenham sucesso de forma plena.

E, para conversar sobre esse tema, convidamos a psicóloga e pesquisadora Ana Cristina Limongi, uma das referências atuais do mundo corporativo e acadêmico em temas sobre liderança, qualidade de vida no trabalho, saúde mental e stress, Recursos Humanos e Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela é mestre, doutora, livre-docente e professora titular sênior da Escola Politécnica e da Faculdade de Economia e Administração (FEA), da Universidade de São Paulo (USP).

Em nosso podcast, Ana Cristina falou sobre a importância do diálogo franco e empático entre líderes e liderados, destacou o poder da escuta ativa no ambiente corporativo, explicou como trabalhar com gestores autocratas, que querem sempre ter a última palavra – e ainda deu dicas para a liderança promover uma comunicação mais efetiva com seu time.

Liderança Comunicadora

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