Imagina trabalhar em uma empresa onde é possível ser você mesmo, compartilhar ideias, fazer perguntas – e até cometer erros –, sem receio de ser ridicularizado, punido, julgado ou reprimido. Então saiba que esse cenário já é realidade nas companhias que aplicam o conceito de segurança psicológica, por meio da qual os colaboradores se sentem confiantes para “pensarem fora da caixinha”, permitindo que todos brilhem e cresçam juntos.
Um local de trabalho saudável, no qual existe respeito, espaço de fala e de escuta ativa, é um terreno fértil para a colaboração entre profissionais e – claro! – para a inovação.
Para contar sobre esses e outros benefícios de um ambiente com bom clima organizacional e segurança psicológica, convidamos a psicóloga e pedagoga Pamela Seligmann, especialista em desenvolvimento de pessoas e equipes, com atuação em empresas multinacionais no Brasil, América Latina e Europa há mais de 20 anos. Ela é membro da International Coaching Community (ICC) e tem formação em Comunicação Não-Violenta (CNV), uma abordagem que utiliza para construir e fortalecer vínculos dentro das equipes corporativas.