Já há algum tempo, a educação online surgiu como uma alternativa para aqueles que desejavam moldar o curso a suas rotinas, evitar deslocamentos e ganhar tempo. E se no início essa modalidade era vista com desconfiança por muitos, hoje ela caminha a passos largos para se tornar praticamente algo imperativo no ambiente empresarial.
Não há dúvida de que o aumento significativo de cursos EAD oferecidos por instituições de ensino com reputação indiscutível, como a FGV, a PUC ou a USP contribuiu para essa aceitação.
Com o surgimento do novo Coronavírus e a nova realidade para a qual todos fomos “empurrados”, não há nada mais natural do que as iniciativas voltadas ao desenvolvimento a distância ganharem força também no mundo corporativo.
A dificuldade de colocar todos em uma mesma sala de treinamentos leva diversas organizações a investirem em gamificação, plataformas de onboarding e ensino a distância.
Crescimento vertiginoso
Aqui na Trama, a demanda por estratégias e projetos de onboarding e desenvolvimento de carreira em plataformas 100% digitais cresceu vertiginosamente nos últimos cinco meses.
“Em um de nossos clientes do núcleo de Comunicação Interna, a Ardagh, fabricante de embalagens de alumínio para o setor de bebidas, uma empresa global, com mais de 700 colaboradores em nosso País, tivemos que dar continuidade à implementação das estratégias de negócios para 2020 perante todo o time de profissionais”, diz Adriano Zanni, diretor de conteúdo e engajamento da agência.
Ele lembra que o planejamento para 2019 incluía diversas ações off-line e eventos de ativação que precisaram ser revistos para plataformas online em função dos tempos de pandemia e trabalho remoto.
Transformação Cultural
O diretor de conteúdo e engajamento da Trama explica ainda que uma das ações de redirecionamento do plano tático foi pensar em um aplicativo com quizzes para que os colaboradores pudessem participar diariamente de um game com perguntas e respostas.
Através do jogo, eles podem comprovar sua aderência ao planejamento estratégico da empresa traçado para o presente ano e, ao mesmo tempo, engajar suas equipes aos valores organizacionais da Ardagh, sendo que ao final da jornada haverá uma premiação para aqueles que obtiverem a maior pontuação nas tarefas diárias.
“A gamificação sempre foi uma grande aliada da comunicação corporativa, sobretudo na transformação cultural e atitudinal para quadros de empregados mais operacionais”, conta Zanni. “O que fizemos agora foi digitalizar 100% das ações táticas, integrando todos remotamente e fazendo com que vivenciem uma experiência diferente, afinal, tornou-se impraticável neste momento realizar treinamentos ou ações de ativação presenciais”.
Para tornar isso possível, utilizamos como mote os Jogos Olímpicos de Tóquio, que estavam previstos para este ano e tiveram que ser adiados para 2021, criando competições em tempo real e um quadro de medalhas que mostra quais equipes de funcionários ou “países” melhor estão executando as tarefas e respondendo os quizzes com precisão e no tempo adequado.
O resultado tem sido muito gratificante, com mais de 60% de engajamento de todo o quadro de colaboradores, incluindo os das plantas industriais, com um perfil de comunicação mais off-line.