A melhor estratégia de negócios é falha se for mal comunicada. Uma narrativa corporativa clara e coerente é capaz de envolver todos os públicos da organização, contribuindo verdadeiramente para a construção da reputação de marca.
No ambiente de hoje, as palavras e as ações devem estar alinhadas. Nosso planejamento de Relações Públicas desenvolve uma narrativa coerente baseadas na alma e na história única de sua organização, quer se trate de funcionários, comunidades, mídia ou clientes. Para isso:
- Propomos a forma mais eficiente e eficaz de se relacionar com cada um dos seus stakeholders;
- Construímos estratégias integradas de atitude de marca;
- Preparamos sua liderança para ser influente;
- Identificamos como sua comunicação pode ser mais engajadora;
- Definimos juntos indicadores (KPI’s) alinhados aos objetivos de negócios.
A importância do Planejamento de Relações Públicas
É imperativo que as lições deixadas por 2020 não sejam esquecidas. E uma delas, certamente, é de que as Estratégias de Comunicação e Relações Públicas são fundamentais para apoiar as empresas no fortalecimento dos negócios, já que tais expertises ajudam as marcas a fazerem uma boa gestão de sua reputação, a promover suas mensagens em canais relevantes, além de traçar caminhos para aproximar cada vez mais o relacionamento com seus públicos de interesse – clientes, parceiros estratégicos, comunidade, entre outros.
Isso só é possível quando há um planejamento sólido e 100% customizado para cada empresa ou marca. E essas estratégias vão impactar a maneira como a companhia lida com o mercado e com seus públicos.
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A onda ESG
A sigla ESG, que em inglês resume a tríade “Environmental”, “Social” e “Governance” (Ambiental, Social e Governança), refere-se a um novo indicador, popularizado a partir de 2020, que identifica no mercado as companhias que investem e possuem planejamentos estruturados voltados a temas que envolvem essas três causas cada vez mais fundamentais para a sociedade.
O investimento em ESG, mostram analistas, tende a valorizar e fortalecer as marcas em seus respectivos mercados. No segundo trimestre de 2020, por exemplo, fundos que investiram com base nos critérios ESG alcançaram, pela primeira vez, o valor de US$1 trilhão em patrimônio, de acordo com o levantamento da Morningstar, empresa de pesquisa sobre investimentos.
Para consultores especializados em Relações Públicas e Digital, esse é um cenário desafiador para os departamentos de comunicação das empresas, que terão de encontrar novas e corajosas estratégias de RP para lidar com essas pressões incomparáveis do mundo exterior.