Atualmente, as expectativas em relação ao local de trabalho aumentaram, a satisfação dos colaboradores ganhou relevância e o desenvolvimento e a manutenção de um bom clima organizacional passou a fazer parte das estratégias de negócio das empresas.
Neste novo cenário, no qual o público interno assume um protagonismo, implementar canais de escuta que deem voz aos colaboradores tornou-se fundamental.
A Pesquisa de Clima como um canal de Escuta Ativa
A Pesquisa de Clima é um recurso muito útil para as organizações e que coloca em prática pilares essenciais da comunicação, a exemplo do diálogo, da empatia, da visão estratégica e do poder de transformar o meio.
Com a ajuda de uma pesquisa de clima é possível criar um espaço de escuta ativa dos colaboradores e estabelecer um canal de diálogo e, a partir disso, entender as necessidades das pessoas, as dificuldades das áreas, a efetividade dos processos e o nível de relacionamento entre os colegas.
Depois desse momento de escuta e de valorização das vozes dos que trabalham na organização, é possível ter uma visão ampla do negócio, identificar pontos concretos de melhoria e propor mudanças.
Comunicação interna como peça-chave
Em todo esse processo, a Comunicação Interna é essencial desde a elaboração da pesquisa, divulgação das etapas, compartilhamento dos resultados, até a proposta de ações concretas de mudanças.
Na CHS, empresa do ramo de agronegócios, nossa cliente do núcleo de Comunicação Interna, é utilizada a metodologia Pulses de pesquisa de Clima e Engajamento. Os questionários são enviados semanalmente por e-mail, em pequenas pílulas, e os resultados ficam disponíveis abertamente para as lideranças em tempo real. A companhia também envia lembretes e reforços via comunicados, quando há uma baixa adesão de respondentes.
Angelica Bellotto, gerente de Recursos Humanos da América Latina da CHS, acredita que a Comunicação Interna é essencial para garantir o engajamento dos colaboradores nas respostas da pesquisa.
“É com o apoio da Comunicação Interna que enviamos o porquê, o funcionamento, a importância e também os resultados da pesquisa e as iniciativas que os próprios colaboradores estão contribuindo para implantar na companhia. É como eles sabem que estão sendo ouvidos”, explica.
Canal de escuta que produz mudanças
Na CHS, uma série de ações já foram propostas a partir de insights da pesquisa de clima. Algumas já foram implantadas e outras seguem em processo de implantação. Angelica explica que, como a pesquisa mostra necessidades do momento presente, algumas ações mais simples/fáceis são implantadas imediatamente, dando agilidade ao processo.
“Identificamos que nossa pontuação em bem-estar estava razoavelmente baixa em relação aos demais pilares avaliados na pesquisa. Como a ferramenta nos permite ser ainda mais cirúrgicos, foi possível verificar, na subdivisão de saúde, os hábitos alimentares dos colaboradores. Analisamos que a qualidade da alimentação dos nossos funcionários estava preocupante e que isso poderia impactar na produtividade das tarefas diárias, impactando o negócio, como também na sinistralidade dos planos de saúde”, expõe a executiva.
Essa situação identificada na pesquisa de clima priorizou algumas ações, como palestras sobre alimentação; incentivo ao apoio nutricional; estímulo, inclusive por parte da diretoria, para não ter reuniões em horários de almoço; e disponibilidade de frutas nos escritórios, ao invés de snacks.
Angelica destacou, ainda, que nenhuma dessas ações gerou custo adicional à empresa e que todos sabem que elas trarão resultados a longo prazo.
Estratégia x Pessoas
Tão importante quanto ouvir os colaboradores é comunicar as melhorias que foram feitas a partir de demandas que vieram do próprio time. Esse movimento mostra que as pessoas são essenciais para a organização, que suas vozes são valorizadas e que o engajamento delas contribui para o sucesso da companhia e para a realização e o desenvolvimento pessoal de cada um.
O Grupo Trama Reputale está no dia a dia da CHS, ajudando a levar essas informações a todos colaboradores da empresa do ramo de agronegócios. A agência oferece ao cliente um serviço de comunicação que visa promover o sentimento de orgulho e pertencimento em seus profissionais e, com isso, aproximá-los cada vez mais, sobretudo em tempos de trabalho híbrido.
“Hoje em dia é impensável ter um plano de gestão de pessoas no qual as estratégias empresariais e as necessidades dos nossos colaboradores não estejam alinhadas. É escutando as pessoas que podemos trazer ações de atração, retenção e desenvolvimento que façam esta conexão: Estratégia versus Pessoas”, conclui Angelica.