Todos os anos, a Associação Nacional dos Anunciantes dos EUA realiza uma pesquisa para eleger a “palavra do ano”. Saiba como esse termo impacta diretamente nos negócios da sua empresa para 2020.
Personalização é a palavra do ano de 2019, de acordo com uma pesquisa anual realizada pela Associação Nacional dos Anunciantes dos EUA, a ANA.
O termo sinaliza – e reforça – uma das maiores mudanças de paradigma que as áreas de publicidade e marketing enfrentam após a revolução digital: deixar de se orientar exclusivamente pela força/propósito da marca e, apoiados nisso, gerar ações de comunicação de massa, para entregar, de fato, uma relação centrada no consumidor. É a era do customer experiente total!
“Eu” – é como as pessoas querem consumir informação
No mundo atual de “eu”, a personalização é como as pessoas querem consumir informações. Mais da metade dos consumidores espera que as empresas conheçam seus hábitos de compra e antecipem suas necessidades. Você sabia?
E olha outro dado interessante: metade dos profissionais de marketing já planeja aumentar os seus investimentos em tecnologia de personalização. Alguns especialistas sugerem, até, que essa tendência de marketing será a mais importante deste século.
Mais dados resultantes do estudo:
- Personalização é o que os clientes esperam. Todo cliente atual e em potencial espera que sua marca os conheça e possa entregar o que deseja;
- Os consumidores estão ocupados para investir tempo em algo que não seja relevante para eles pessoalmente. É uma questão de relevância mesmo;
E por falar em relevância: o consumidor espera isso em todas as interações que ele faz com a marca. Ele quer a mensagem certa, no momento certo, no meio certo.
Então, não é só a comunicação que precisa ser personalizada, mas todo o complexo do 4Ps.
A tecnologia como aliada (mas cuidado…)
A tecnologia pode – e deve – ser utilizada pelos profissionais de marketing, pois permite a personalização das experiências e a comunicação do consumidor.
Não dá mais para pensarmos os clientes como “um único grupo grande”. Se assumirmos que todos os clientes são iguais, não atenderemos às necessidades deles. A era do público-alvo acabou!
Entretanto, é preciso ter bastante cuidado com as estratégias digitais, pois o consumidor está de olho no uso dos seus dados para fins promocionais.
Segundo a pesquisa, alguns consumidores podem ficar desapontados com os esforços de marketing para personalizar interações e há uma perspectiva de que mais personalização não necessariamente proporciona uma experiência melhor.
Existe algum ceticismo do consumidor, falta de entendimento e até desconfiança no uso de dados para fins de marketing.
Aumento nas Vendas
Quando bem feita, a personalização rende frutos.
Ainda segundo a pesquisa da ANA:
- há maneiras comprovadas de aumentar de 5 a 15% na receita e
- de 10 a 30% na eficiência de gastos com marketing, basicamente implementando recomendações de produtos e acionando comunicações em canais singulares.
Temos que olhar os meios de comunicação, os produtos, os PDVs, o processo fabril, tudo, de maneira diferente. Com os olhos do consumidor. Aí sim teremos uma personalização, de fato, exclusiva e amada pelo seu cliente.
E, claro, um ano de 2020 cheio de vendas 🙂