É comum o meio corporativo questionar se a comunicação interna está vinculada ao departamento de Comunicação ou ao de RH, também chamado de Capital Humano. Na verdade, ela está diretamente ligada às duas áreas, dependendo do processo em questão.
Discussão à parte, o essencial é que processos de CI existam e atendam aos propósitos de engajar e valorizar a força de trabalho. Foi se o tempo em que as organizações tratavam colaboradores como números. Mais do que nunca, é fundamental mostrar que eles fazem parte de um time que atua em prol de objetivos comuns.
Uma ferramenta que se encaixa perfeitamente nisso são as publicações voltadas ao público interno. No Núcleo de Conteúdo da Trama Comunicação, produzimos veículos que atendem a este objetivo, como os jornais Transpetro SP e Agentes do Desenvolvimento e também as revistas Mundo Atlas e Impulso! Arcor.
Todos eles têm editorias que trazem colaboradores como personagens. O mais bacana é notarmos a satisfação das pessoas ao serem entrevistadas. O simples fato de contribuir com histórias ou mesmo conhecimentos profissionais envaidece a força de trabalho e promove sinergia.
Investir em publicações também direcionadas ao público interno, sejam elas online ou offline, é uma ação interessante para organizações de qualquer segmento. É algo simples e que promove integração e sensível melhora no clima organizacional.