Ela apenas deixou de ser uma bola de neve e se transformou em rajadas de ventos de areia. Saiba como lidar com os novos cenários dessa crise e como se planejar para enfrentá-los com sucesso na sua empresa.
No momento atual, com essa pandemia, estamos vivendo uma crise sem precedentes, a maior e mais grave de todos os tempos, que envolveu tudo e todos numa situação caótica e catastrófica. Os impactos e os prejuízos já são inumeráveis e, em muitos momentos de incertezas, chegamos ao descontrole do processo.
Mas tudo isso poderia ter sido diferente! Poderíamos ter, seguramente, controlado e mitigado seus efeitos danosos aplicando as técnicas de gestão de riscos e crises, principalmente com a interpretação correta do ciclo e o controle adequado das informações circulantes.
No entanto, as empresas se perderam nas incertezas da situação e só pensaram em como poderiam sobreviver e sair da crise da forma mais segura possível. Foi um excelente exercício para todo mundo, mas cometeram, infelizmente, o erro de tratar a crise e seus efeitos de modo generalizado, como um todo, para todos.
Se tivessem utilizado os princípios de gestão de riscos, de forma técnica e sem emoção, teriam segmentado a crise, mapeado e tratado os riscos separadamente e os neutralizado a tempo, mitigando a maioria deles. Mas isso não aconteceu.
A crise vai continuar. E agora?
A pandemia ainda não acabou e a crise vai continuar de modo diferente. Ela deixou de ser uma bola de neve e passou a ser rajadas de ventos de areia. A boa notícia é que você pode controlar essa situação.
Nessa fase de segundas ondas e da recuperação das coisas, é extremamente importante utilizar as técnicas de gestão de crises para identificar os riscos e os novos e vários cenários que vão acontecer. Para te ajudar nisso, veja algumas dicas importantes que você deve seguir para evitar que os riscos se acumulem e continuem impactando de maneira grave as operações e a comunicação de sua empresa.
Em primeiro lugar:
- Tenha a consciência de que essa crise não está caminhando para o final;
- Saiba que ela terá ainda um longo período de duração (mesmo que você e sua empresa retomem atividades regulares);
- Não cometa os mesmos erros dos outros durante a pior fase da pandemia;
- Desenvolva a percepção de observar os riscos e prever as rajadas que se sucederão.
5 passos para se planejar contra as ondas e as ventanias que virão
- Concentre-se no seu problema. Esqueça o clima e tudo o que possa representar desinformação. Analise o contexto e a sua realidade específica. Sem devaneios, cruamente. Identifique os riscos específicos do seu ambiente;
- Faça o mapeamento de todos eles e avalie o potencial de cada um;
- Elabore cenários e defina os impactos que podem causar;
- Defina para cada cenário os planos de ação e tratamento: considerando a prevenção e a mitigação com ações de correção e medidas de controle;
- Coloque em prática imediatamente os planos de tratamento e de ação.
Agora é hora de se recuperar e não de se esconder das rajadas de vento de areia. Se você começar a fazer isso agora, vai resolver muitos problemas antes que eles se transformem em crise real.
Ainda dá tempo, mas tem que começar agora. É melhor você se salvar daqui pra frente do que ficar lamentando as perdas e prejuízos e esperando que a crise finalmente passe, porque ela não vai passar.
E, se quiser conte com nossa ajuda, com certeza será mais fácil encontrar o caminho mais seguro para atravessar as ondas que ainda virão. Estamos aqui, é só nos chamar.