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A presença do terceiro setor nas mídias sociais, apesar de formada apenas por ações tradicionais já é uma realidade. Essa é a principal conclusão do painel Mídias Sociais no Terceiro Setor, última apresentação do primeiro dia de Campus Party 2010.

A mesa, mediada por Thiane Loureiro, reuniu João Gilberto Azevedo, do Instituto Ethos, Victor Alcântara da Graça, da Fundação Abrinq, Kiko Brito, da comunicação do Greenpeace Brasil e Alez Piaz, do Instituto Socioambiental (ISA).

Nos quatro casos, a enfase ainda é bastante no twitter, a rede social de destaque no último ano, produção de conteúdo próprio para blogs e comunidades no Orkut, ainda a principal rede social online do Brasil.

Ações pontuais diferenciadas, entretanto, já começam a surgir, como participação no Facebook, organização de flashmobs voltados para a conscientização socioambiental e, destaque para a rede PibMirim, da ISA, com foco na educação e conscientização de crianças sobre a situação dos povos indígenas no Brasil, por meio de jogos e outras atividades lúdicas.

Em todos os casos, porém a conclusão é a mesma: as redes sociais são um campo bastante fértil para levantar discussões e estimular a conscientização da população. O que resta é apenas a presença do terceiro setor ser mais efetiva e eficaz.