[photopress:091216_FolhaDeSPaulo_F1.jpg,resized,centralizado]
Com os lançamentos apresentados na maior feira de eletrônicos do mundo, a CES 2010 (Consumer Eletronic Show), que terminou no último domingo em Las Vegas, e as novidades na transmissão da Copa do Mundo da África do Sul, fica claro que a terceira dimensão definitivamente está invadindo a indústria de áudio e vídeo. Diferente dos óculos com lentes nas cores azul e vermelho da década de 80, o 3D se modernizou com imagens digitais e em alta definição, tornando muito mais real as imagens exibidas que, literalmente, saltam da tela.

Durante a CES, o canal americano de esportes ESPN anunciou a transmissão da Copa do Mundo nesse sistema e a TV Globo está trabalhando para que todos ou alguns dos 25 jogos transmitidos em 3D pela FIFA sejam transmitidos em salas especiais, com TVs 3D.

Enquanto a tecnologia começa a ser divulgada lá fora, a absolut technologies, empresa especializada em Realidade Virtual e cliente do núcleo de tecnologia e inovação da Trama, já traz a novidade para o Brasil com a TV 3D da Mitsubishi, a da JVC e os monitores 3D da Hyundai IT. O último independe da transmissão do conteúdo já em 3D, pois converte filmes e imagens em 2D direto para o 3D.

Mesmo com tanto lançamento, ainda fica a pergunta: Será que o 3D vai cair no gosto popular e invadir nossas casas?

Como todo lançamento tecnológico, somente o tempo e os preços vão definir o sucesso do 3D, mas uma pesquisa realizada nos EUA pela CEA, organizadora da CES, e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo (10.01.10), já revela que 47% dos entrevistados já viram a TV 3D e gostaram.