Eventos corporativos são ocasiões especiais, organizadas para a divulgação de empresas e instituições, suas marcas, projetos, produtos ou serviços. Eles geralmente tem como objetivo informar ou fazer uma comemoração, porém o foco é sempre corporativo.
A organização de eventos corporativos é importante para a comunicação da empresa, e deixou de ser, a muito tempo, apenas uma ferramenta institucional. Os diferentes tipos de eventos corporativos têm se tornado uma estratégia de marketing e negócios bastante eficaz entre corporações.
Seja por meio de palestras, seminários, mesas redondas, convenções de vendas ou outros formatos de eventos, eles têm como objetivo informar sobre determinado assunto, obter e fidelizar novos clientes, estreitar o relacionamento com steakholders e até treinar equipe de vendas.
8 passos para organização de eventos corporativos
1. Objetivo do evento – mais do que uma boa organização, auxiliamos nossos clientes a definir o objetivo estratégico e mercadológico para que o evento crie uma reputação positiva da marca e gere negócios e relacionamentos.
2. Públicos de interesse – definir personas, perfis do público de interesse, quais expectativas e anseios para o tipo de evento que será produzido.
3. Pesquisa – levantamento de históricos e eventos anteriores como referência para um planejamento mais assertivo, bem como outros eventos que possam ser concorrentes em datas próximas.
4. Planejamento – nosso planejamento é realizado em co-criação com nossos clientes, utilizando a metodologia de Design Thinking, de forma a gerar pensamentos criativos e engajamento de todas as partes envolvidas.
5. Fornecedores – contamos com um grupo de parceiros homologados dos mais diversos segmentos para atender a todas as necessidades de nossos clientes.
6. Check-list – realizamos checagens diárias de forma colaborativa para que cada etapa do planejamento e da execução seja seguida e nenhum detalhe fique de fora.
7, Divulgação – contamos com uma equipe altamente qualificada que dará voz ao seu evento por meio de mídias convencionais, blogs, sites e redes sociais.
8. Mensuração – além de levantamentos estatísticos por meio de pesquisas, durante o evento, a Trama coleta depoimentos e as principais percepções dos participantes de forma a avaliar o posicionamento da marca, seus impactos na reputação e as mudanças de comportamento dos públicos de interesse.