O assessor de imprensa é o profissional, geralmente de Relações Públicas ou jornalismo, responsável pela construção do relacionamento de uma marca junto aos meios de comunicação. Seu principal objetivo é tornar a empresa e seus produtos/serviços reconhecidos no mercado.
Nesse sentido, é essencial que o assessor deva conhecer a fundo o seu cliente: histórico, fraquezas, pontos fortes, quais são seus concorrentes e como está o mercado de atuação. A partir disto, o profissional irá encontrar o potencial noticioso do assessorado, que gere interesse da mídia em publicar algo.
O profissional deve ser um gestor com múltipla formação. Possuir conhecimento nas áreas de administração e marketing, além de possuir um bom planejamento é fundamental.
Principais atividades exercidas pelo assessor de imprensa
Separamos algumas das atribuições que fazem parte das tarefas dos assessores de imprensa. Confira como esse profissional pode ser estratégico na sua empresa e como os seus resultados em assessoria de imprensa podem melhorar consideravelmente.
Estratégias de comunicação junto aos jornalistas
O assessor de imprensa define os veículos-alvo, as editorias ideais para cada segmento e as ações que trarão melhores resultados.
Fortalecimento da marca
Por meio do relacionamento com veículos de comunicação e steakholders, o trabalho do assessor de imprensa permite que a marca seja evidenciada ao ser citada como fonte ou referência de uma matéria. Com isso a empresa ganha com a exposição da sua marca e aumenta sua credibilidade.
Press Releases
Nada mais é do que o envio de informações sobre à empresa para veículos da imprensa. O assessor de imprensa é responsável por selecionar os melhores assuntos e enviá-los ao jornalista para publicação nos veículos estratégicos pré-definidos no planejamento.
Follow up
Essa é uma das principais ferramentas usadas pelo assessor de imprensa para manter um bom relacionamento com os jornalistas. O follow up é a atividade de ligar para os repórteres e editores a fim de apresentar de forma direta e pessoal, a pauta trabalhada aos canais de comunicação.
Press Kit
Press kits, também conhecidos como kits de imprensa, são pacotes de informações e produtos que são enviados para influenciadores, jornalistas e outros formadores de opinião com o objetivo de promover uma marca, produto ou campanha.
Clipping
Essa é a atribuição que permite mensurar os resultados da assessoria de imprensa. Por meio do clipping é produzido um relatório diário com tudo que saiu na imprensa sobre a empresa assessorada, com isso é feita uma análise do retorno de mídia.
Atendimento à imprensa
Por diversos motivos a empresa pode virar notícia na imprensa, e para selecionar o que deve ou não ser publicado, o assessor seleciona de maneira criteriosa os melhores temas a se noticiar. Quando o jornalista solicita uma entrevista com a empresa, cabe ao assessor de imprensa atende-lo e intermediar o contato.
Media training
A técnica de media training consiste em treinar os porta-vozes da empresa assessorada (gerentes, diretores e encarregados) para entrevistas coletivas e solicitações da imprensa. Dessa forma, os profissionais estarão preparados para falar adequadamente sobre a empresa.
Gerenciamento de crises
Outra atribuição importantíssima do assessor de imprensa é trabalhar na gestão de crises. Pequenos deslizes como um tom errado perante ao público podem piorar a situação e tornar a crise ainda maior. Diante disso, a assessoria de imprensa precisa estar preparada para lidar com a situação e revertê-la a favor da empresa.
Vivemos na era da informação e a imprensa, em todas as suas formas (tv, rádio, jornal, revista, internet), é responsável por divulgar tais informações. As empresas que melhor comunicam suas ideias, fatos, produtos ou imagens corporativas, têm mais destaque entre outros concorrentes no mercado competitivo.
Encontrar a melhor solução para melhorar os resultados da empresa é um desafio diário para o assessor de imprensa, mas estar atendo às tendências e novidades da área é o ponto chave para melhorar os resultados midiáticos da sua empesa.
Olá,
Sou o José Kiteculo.
Por imperativo profissional estou agora a prestar serviço nesta área. Visto que tenho muito pouca experiência, gostaria aprender um pouco mais com vocês.
Agradeço informar-me o que necessário.
Olá, José Kiteculo! É ótimo ver seu entusiasmo em aprender e crescer na área da assessoria de imprensa. Para avançar, mergulhe nos estudos, converse com profissionais experientes e não esqueça de acompanhar as tendências da área.
E para continuar sua jornada de aprendizado, nosso blog é uma excelente fonte de informações relevantes. Fique ligado em nossos conteúdos, eles podem ser muito úteis para o seu desenvolvimento. Abraços.
Olá, gostaria de acessar o newsletter Diálogos !
Olá, Sabrina. Você pode assinar nossa News preenchendo o formulário no final dessa página ou se preferir pode recebe-lo pelo LinkedIn acessando esse link: https://www.linkedin.com/build-relation/newsletter-follow?entityUrn=6915366029149757440
Olá, amei o texto, muito explicativo. Obrigada!
Oi, Eliangela, que bacana saber que gostou do nosso material. Você já se cadastrou para receber, com exclusividade, nossa newsletter Diálogos? Toda 5a feira, a gente libera, por e-mail, uma série de artigos, podcasts e outros materiais sobre o universo da comunicação. Cadastre-se e passe a receber esse conteúdo direto na sua caixa. Aguardamos o seu contato 😉
Bom dia! Gostei muito do que li, estou numa nova área que no caso assessoria e gostava de aprender mais e mais.
Enquanto assessora de imprensa como posso actuar? Para dinamizar o meu sector? E dar visibilidade do gabinete?
Preciso de ajuda
Oi, Patrícia, tudo bem? Bacana saber que gostou do nosso conteúdo. O Blog da Trama é um espaço com muitas dicas e materiais valiosos para que você aprenda, cada vez mais, sobre a atividade de Assessoria de Imprensa. Consulte sempre que precisar. E, se quiser receber nossos conteúdos semanalmente, cadastre-se, aqui no site mesmo, para receber a nossa newsletter Diálogos. Você receberá, em primeira mão, muita informação bacana, estudos, tendências e insghts para o seu dia a dia de trabalho. Vamos juntos nessa? Aguardamos o seu cadastro 😉
Olá Fernanda, boa tarde.
Me chamo Juliana, sou jornalista, atuo como assessora de imprensa, li seu texto, obrigada pelas informações.
Gostaria de uma indicação sua de onde devo fazer uma especialização em redes sociais e como posso dar um upgrade na minha profissão tornando-me uma Analista de Comunicação e Marketing Digital.
Oi, Juliana. Vamos entrar em contato com você por e-mail 😉