É usado para promover o fortalecimento da cultura, campanhas de segurança, programas de bem-estar, valorização do clima organizacional e da marca empregadora, suas políticas de EVP e de benefícios para os trabalhadores.
Por um lado, os gestores sonham com colaboradores engajados e comprometidos com o crescimento da empresa. Do outro, o funcionário deseja ser valorizado e ter um bom ambiente de trabalho. Na prática, o desalinhamento de expectativas acarreta o aumento do turnover, ou seja, da rotatividade de funcionários.
O Endomarketing é fundamental justamente para promover uma melhor percepção da imagem da empresa pelos colaboradores. Saiba mais sobre isso.
O que é Endomarketing?
Endomarketing atua como um Marketing Interno que tem como público-alvo o funcionário. O endomarketing é um conjunto de ferramentas de propaganda e marketing voltadas para sensibilizar e impactar positivamente os funcionários. Por um lado, valorizam o ambiente de trabalho e por outro, buscam envolver o colaborador na cultura e nos resultados da empresa.
O termo foi cunhado em 1995 por Saul Bekin. Mas foi em 1970 a primeira vez em que ferramentas de marketing foram usadas para promover maior integração entre líderes e liderados. Depois o endomarketing ficou conhecido como um processo de marketing voltado para dentro da empresa, que prega que o funcionário seja visto com atenção e sinta-se parte da empresa, deixando-o motivado para desempenhar sua função.
Desde então, o endomarketing tem sido usado por empresas dos mais diferentes segmentos. Ele é majoritariamente adotado pelas mais reconhecidas marcas empregadoras do mercado, ou seja, por empresas que contam com programas de valorização do colaborador. Seu foco não é apenas criar uma comunicação com os colaboradores, mas sim envolvê-los em ações para alcançar resultados.
Empresas que usam endomarketing e valorizam colaboradores são referência no mercado por serem ótimos lugares para trabalhar.
DESCUBRA COMO FUNCIONA O ENDOMARKETING ABAIXO ↓
Peça uma proposta
Como funciona o Endomarketing?
As campanhas de endomarketing podem ser usadas para as mais diferentes finalidades. O endomarketing funciona como um grande aliado do RH. Suas campanhas e ações visam motivar equipes, disseminar os valores, fortalecer relações interpessoais, incentivar o trabalho em equipe, alertar para normas de segurança, estimular a participação em projetos, incentivar a inovação e criar um clima favorável, entre outras que contribuem para o sucesso empresarial.
Para ser estratégico, o endomarketing deve fazer parte de um planejamento de comunicação interna, que vise criar um ambiente de trabalho mais participativo, e transparente, com canais de comunicação estruturados. Dessa forma, a área de gestão de pessoas terá dois grandes aliados para atingir seus objetivos.
O primeiro passo é entender quais são os principais desafios enfrentados pelo RH. A partir desse alinhamento, os dois times precisam dialogar para traçar estratégias para solucionar os problemas existentes. Em alguns casos serão necessárias a realização de campanhas ou eventos (endomarketing), em outras a criação ou revitalização de canais de comunicação internos (comunicação interna).
Para te ajudar a entender melhor a diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing, que muitas vezes são tratados como semelhantes, detalhamos alguns pontos no próximo bloco.
Comunicação Interna x Endomarketing: entenda as diferenças
Apesar de complementares, a Comunicação Interna e o Endomarketing têm finalidades diferentes. A Comunicação Interna tem como objetivo manter os funcionários bem-informados, alinhados aos objetivos, discursos e a cultura da empresa. Contribui para aumentar o grau de transparência interna e permite mais aprofundamento e detalhamento de alguns temas.
A comunicação interna é criar e manter uma matriz de canais oficiais da empresa (TV corporativa, newsletter, intranet, mural, revista, redes sociais internas, e outros). A ideia é segmentar a informação e atingir os públicos que impactam o negócio: colaboradores, lideranças, força de vendas, operação. Se for estratégico para o negócio pode atingir também públicos externos, que fazem parte da operação de forma indireta como parceiros, fornecedores, comunidade, etc.
> Leia também: o que é comunicação interna
O Endomarketing tem a finalidade de incentivo. O seu foco é a interação entre os colaboradores e a empresa, o alinhamento de metas, dar clareza aos objetivos e comportamentos esperados. Por isso, é preciso estar atento às diferenças para não confundir as estratégias dentro de uma organização.
O Endomarketing traz resultados a longo prazo. As campanhas e ações precisam ser reforçadas continuamente. Muito similar a propaganda e publicidade de produtos. Se uma empresa suspende investimento em propaganda, as vendas caem.
Do mesmo jeito, o endomarketing é uma forma de incentivo que usa a criatividade para estimular os sentidos do colaborador.
Já comunicação interna traz resultados em curto prazo. Mas também exige continuidade, já que os veículos internos precisam ter uma periodicidade estabelecida: ser diária, semanal ou mensal para que os colaboradores criem o hábito de leitura. Porém, é importante frisar que ambos – endomarketing e comunicação interna – juntos criam um ciclo mais positivo e potente. Eles se complementam e são capazes de trazer benefícios para a empresa, como organização e para os negócios.
Agora que você entendeu a diferença entre essas duas estratégias, entenda, na prática, quais são os 5 pilares da comunicação interna e do endomarketing e como eles manter seus colaboradores engajados com o negócio e propósito da sua marca.
5 pilares da comunicação interna e do endomarketing
Motivar
A comunicação bem-feita cria energia motivadora que direciona o comportamento do colaborador e o faz se sentir parte da empresa. Comunicar metas e celebrar conquistas, por exemplo, desperta nele o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível. A comunicação quando empodera é ainda mais motivadora pois atende o desejo do colaborador de obter e exercer influência dentro da empresa.
Informar
Uma forma de empoderar os funcionários é mantê-los informados sobre as novidades da empresa e do local de trabalho. Isso inclui os desafios que a empresa enfrenta e como cada funcionário pode contribuir para o crescimento do negócio.
Engajar
Para fazer o colaborador sentir-se parte da empresa, é preciso o colocar no centro da estratégia de comunicação e do negócio. Estimular sua participação em eventos, celebrações, premiações e confraternizações. Criar gamificações e chamá-los para participar de matérias.
Dialogar
Envolver e empoderar o colaborador nos processos de comunicação, criando espaços abertos para o diálogo e estimulando sua participação. Uma forma é aplicar pesquisas, estimular a participação e chamá-los para pensar soluções aos problemas detectados.
Conectar
Comunicar a missão, visão, valores e propósito da organização, mostrando como estão relacionados às práticas diárias. Quando o funcionário percebe que suas atitudes são coerentes com os valores da empresa e trazem resultado para a companhia, ele está conectado.
8 ações para motivar colaboradores nos ambientes corporativos
1) Melhore sempre sua comunicação interna
Ações de endomarketing não se desenvolvem bem sem você ter uma boa comunicação interna. Para ter canais eficientes, é preciso avaliar e implementar melhorias contínuas.
Faça um diagnóstico da comunicação interna e entenda o perfil dos seus colaboradores e como cativar seu público interno. Isso vai permitir também que você consiga segmentar sua comunicação. Crie espaço para que os colaboradores possam não apenas fazer sugestões, mas também possam participar das pautas. Isso só fortalece a cultura do engajamento.
2) Promova a interação
Celebrar com eventos é a melhor forma de estimular e promover a interação entre os colaboradores. As interações estreitam relações, aumentam a colaboração interna, criam um clima organizacional positivo, evitam conflitos e competições desnecessárias.
Você pode aumentar as festas com eventos internos, confraternizações, aniversariantes do mês, conquista de novos clientes, premiações, entre outros. Esses são apenas alguns exemplos de eventos que podem ser realizados com frequência. Sempre com foco na boa convivência, na troca de experiência.
3) Estimule uma cultura inovadora
Uma cultura inovadora pode ser estimulada em empresas de qualquer área. Afinal, a inovação não se faz apenas com tecnologia, mas com novas perspectivas sobre processos antigos, abertura para novas ideias e diálogo aberto. Criar um prêmio de inovação é uma forma de valorizar os colaboradores e estimular a todos a se engajarem nos resultados da empresa. Uma empresa inovadora oferece mais oportunidades de crescimento e isso por si só já é atrativo para qualquer funcionário.
4) Estabeleça metas e comemore conquistas
Criar metas é uma boa estratégia para manter os colaboradores motivados. Apresente os resultados periodicamente para que todos possam avaliar seu desempenho e medir o sucesso da equipe, estabelecendo estratégias para o alcance de bons resultados. Comemorar as conquistas é fundamental para que os seus colaboradores se sintam estimulados a conquistar ainda mais e para que eles entendam a importância que cada ação estabelecida para a empresa.
5) Ofereça programas de bem-estar
O colaborador estressado tem menor produtividade. Promover o bem-estar é uma excelente solução para manter os colaboradores engajados. Ginásticas laborais, kits de ergonomia, espaço para meditação, por exemplo, são algumas iniciativas que oferecem uma melhor qualidade de vida aos colabores na correria do dia a dia. Outra novidade que surgiu na pandemia são as rodas de empatia, encontros remotos conduzidos por psicólogos que estimulam a troca de experiências.
6) Estimule a cultura do feedback
Conversas com a liderança devem motivar as equipes. Devem ser momentos agradáveis, de aprendizado e trocas. Para isso, incentive a cultura do feedback positivo. Assim o colaborador saberá identificar quais ações realizadas foram positivas, além de receber estímulo para melhorar cada vez mais.
7) Estabeleça e comunique seu EVP
Employee Value Proposition, ou EVP, é a proposta de valor que você oferece ao colaborador. Isso inclui um pacote exclusivo que diferenciam sua empresa e a tornam única no mercado, permitindo atrair e reter os melhores talentos (Employer Branding). Essa proposta engloba:
- Benefícios como férias, plano de saúde, flexibilidade de horário;
- Salários e políticas de promoções;
- Oportunidades de desenvolvimento, plano de carreira, práticas de avaliação e feedback
- O ambiente de trabalho: se permite, por exemplo, autonomia e equilíbrio entre vida pessoas e carreira
- Cultura organizacional: o propósito, os planos e o objetivos dela e como é a relação entre os times.
8) Conquiste a família do colaborador
Encoraje seus colaboradores a serem eles próprios no trabalho. Além de funcionários, eles exercem outros papéis sociais. Eles são pais, filhos (as), esposas (os). E naturalmente isso é parte importante da sua vida.
Com a pandemia, o cruzamento entre a vida doméstica e a vida profissional nunca esteve tão interligado.
Convide as famílias dos colaboradores para fazerem parte das celebrações ou envie-lhes um cartão, ou um pequeno brinde. Quando a empresa dirige sua comunicação para a família do colaborador, ela demonstra que se importa com eles.
Benefícios do Endomarketing para as empresas
Você sabe o quanto é importante motivar colaboradores, entenda por que é tão estratégico assim implementar o Endomarketing no dia a dia da sua empresa.
Quando bem executado, ele pode contribuir com:
- Aumento de produtividade e melhores resultados;
- Maior engajamento com os valores;
- Atingimento de metas;
- Maior cuidado com segurança;
- Mais qualidade na execução de tarefas.
Esses são apenas alguns benefícios. Existem muitos outros porque o endomarketing pode ser aplicado em qualquer empresa, independente do porte e quantidade de funcionários.
Com uma comunicação interna e endomarketing bem formatado, tanto o funcionário quanto a empresa ganham. Isso porque o potencial de crescimento e boa reputação são fatores primordiais para uma empresa.
Cases de Endomarketing para você se inspirar
Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo. Tem cerca de 52 mil funcionários que atuam em mais de 130 mercados em três áreas de negócios: Saúde Humana, Saúde Animal e fabricação de biofármacos. No Brasil tem escritório na capital paulista e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia.
A empresa é exemplo de endomarketing. Em seu ambiente interno, a Boehringer desenvolve uma Cultura One BI na qual os funcionários são inspirados pelos pilares que guiam os negócios: colaboração, empatia, trabalho em equipe, confiança e respeito mútuo. O endomarketing fortalece ainda a cultura de AAI – Agilidade, Accountability e Intraempreendorismo. Ou seja, destaca o quanto os colaboradores vivenciam esses princípios no trabalho.
As estratégias de endomarketing associadas as de comunicação interna apoiam continuamente a empresa. O objetivo é enfatizar a importância da cultura corporativa e dos comportamentos voltados para a excelência e o empreendedorismo. Isso tem como propósito contribuir para a saúde humana e animal.
Dessa forma, a empresa conseguiu várias premiações, sendo um modelo de referência para muitas outras empresas, independente de ramo de atuação.
Endomarketing pede uma equipe engajada
Depois de entender como o Endomarketing funciona na prática e como ele pode ser um grande aliado das empresas, chegou a hora da execução.
Confira mais um Case de Endomarketing que nosso time de CI da agência fez para a Ardagh, fornecedor líder de soluções de embalagem de valor agregado e infinitamente reciclável de metal e vidro.