Os termos mais procurados refletem comportamentos e tendências do público e, consequentemente, orientam como as marcas devem se posicionar e relacionar com suas audiências.
A pandemia foi o gatilho de uma série de mudanças de comportamento na sociedade. Um ranking oficial divulgado pelo Google sobre os termos mais buscados no País revela os principais interesses e dúvidas do brasileiro no ano e sinaliza para as empresas como que tipo de posicionamento devem adotar no ambiente web para conquistar e fidelizar audiências.
A palavra-chave da vez, obviamente, é coronavírus. Observando os dados do Google Trends, percebemos que o auge das buscas aconteceu em abril, quando o número de casos explodiu e as medidas de isolamento foram implementadas.
E foi neste período que as marcas precisaram se manifestar como uma fonte confiável sobre o assunto para todos os públicos. Desde os seus funcionários, preocupados com os riscos no ambiente de trabalho e na manutenção dos seus empregos, até aqueles impactados indiretamente por seus negócios.
Diversas pesquisas comprovaram que, em meio às incertezas e com uma avalanche de fake news, as pessoas se voltaram às marcas nas quais elas poderiam confiar.
Pico na busca pelo termo “coronavirus” aconteceu em Abril de 2020 no Brasil
Cases de Sucesso no Posicionamento de Marcas
O Grupo Trama-Reputale contribuiu com o posicionamento de diversas empresas e instituições neste momento sensível. Uma delas foi a Apabex, instituição que atende pessoas adultas e idosas com deficiência intelectual, grupo considerado de risco. No início da pandemia, o foco foi a produção de conteúdos educativos e que prezavam pelo reforço das medidas de isolamento.
Os colaboradores foram protagonistas em diversos materiais, contribuindo para humanizar e fortalecer os vínculos. O segundo semestre, marcado pela comemoração dos 25 anos da instituição, foi marcado por conteúdos e ações que mostraram o impacto da Apabex na vida das pessoas e com foco na manutenção do bem-estar de todos neste período.
Opinião Pública e Causas no ambiente digital
Os casos Mariana Ferrer e George Floyd, dois assuntos do ano que mobilizaram a opinião pública, também se refletiram nas pesquisas e estiverem entro as 10 principais buscas do ano na categoria de acontecimentos. As causas sociais relativas ao racismo e à violência contra a mulher já vem sendo debatidas e exigindo uma mudança de postura das marcas ao longo dos anos.
Neste ano notamos que as empresas que já tinham projetos consistentes reforçaram seus posicionamentos e outras marcas começaram a refletir sobre a importância de abraçar assuntos tão caros à sociedade.
Saiba mais sobre outras categorias pesquisadas aqui
O interesse pelo “o que é sororidade”, destaque nas buscas iniciadas com o termo “o que é” no ano de 2020, é outro indicador do crescente debate sobre o debate e defesa da igualdade e respeito à mulher. Durante o isolamento social, tivemos um aumento de casos de violência. Por conta disso, diversas campanhas de combate e enfrentamento marcaram as redes sociais em 2020.
O Case “Taliberta” – Finalista do Prêmio Jatobá 2020
Entre eles, o do Instituto Camila e Luiz Taliberti, instituição que tem como um dos seus objetivos o empoderamento de grupos vulneráveis, realizou a Série Taliberta, que abordou o tema em seis episódios.
O case rendeu à Instituição e ao Grupo Reputale-Trama, responsável pela divulgação do projeto, a posição de finalista no Prêmio Jatobá, na categoria Redes Sociais.