Os termos mais procurados refletem comportamentos e tendências do público e, consequentemente, orientam como as marcas devem se posicionar e relacionar com suas audiências.
A pandemia foi o gatilho de uma série de mudanças de comportamento na sociedade. Um ranking oficial divulgado pelo Google sobre os termos mais buscados no País revela os principais interesses e dúvidas do brasileiro no ano e sinaliza para as empresas como que tipo de posicionamento devem adotar no ambiente web para conquistar e fidelizar audiências.
A palavra-chave da vez, obviamente, é coronavírus. Observando os dados do Google Trends, percebemos que o auge das buscas aconteceu em abril, quando o número de casos explodiu e as medidas de isolamento foram implementadas.
E foi neste período que as marcas precisaram se manifestar como uma fonte confiável sobre o assunto para todos os públicos. Desde os seus funcionários, preocupados com os riscos no ambiente de trabalho e na manutenção dos seus empregos, até aqueles impactados indiretamente por seus negócios.
Diversas pesquisas comprovaram que, em meio às incertezas e com uma avalanche de fake news, as pessoas se voltaram às marcas nas quais elas poderiam confiar.
Cases de Sucesso no Posicionamento de Marcas
O Grupo Trama-Reputale contribuiu com o posicionamento de diversas empresas e instituições neste momento sensível. Uma delas foi a Apabex, instituição que atende pessoas adultas e idosas com deficiência intelectual, grupo considerado de risco. No início da pandemia, o foco foi a produção de conteúdos educativos e que prezavam pelo reforço das medidas de isolamento.
Os colaboradores foram protagonistas em diversos materiais, contribuindo para humanizar e fortalecer os vínculos. O segundo semestre, marcado pela comemoração dos 25 anos da instituição, foi marcado por conteúdos e ações que mostraram o impacto da Apabex na vida das pessoas e com foco na manutenção do bem-estar de todos neste período.
Opinião Pública e Causas no ambiente digital
Os casos Mariana Ferrer e George Floyd, dois assuntos do ano que mobilizaram a opinião pública, também se refletiram nas pesquisas e estiverem entro as 10 principais buscas do ano na categoria de acontecimentos. As causas sociais relativas ao racismo e à violência contra a mulher já vem sendo debatidas e exigindo uma mudança de postura das marcas ao longo dos anos.
Neste ano notamos que as empresas que já tinham projetos consistentes reforçaram seus posicionamentos e outras marcas começaram a refletir sobre a importância de abraçar assuntos tão caros à sociedade.
Saiba mais sobre outras categorias pesquisadas aqui
O interesse pelo “o que é sororidade”, destaque nas buscas iniciadas com o termo “o que é” no ano de 2020, é outro indicador do crescente debate sobre o debate e defesa da igualdade e respeito à mulher. Durante o isolamento social, tivemos um aumento de casos de violência. Por conta disso, diversas campanhas de combate e enfrentamento marcaram as redes sociais em 2020.
O Case “Taliberta” – Finalista do Prêmio Jatobá 2020
Entre eles, o do Instituto Camila e Luiz Taliberti, instituição que tem como um dos seus objetivos o empoderamento de grupos vulneráveis, realizou a Série Taliberta, que abordou o tema em seis episódios.
O case rendeu à Instituição e ao Grupo Reputale-Trama, responsável pela divulgação do projeto, a posição de finalista no Prêmio Jatobá, na categoria Redes Sociais.