Com o desafio de promover uma ação que chamasse a atenção das pessoas e mobilizasse, tanto o poder público, quanto a imprensa, a Trama Comunicação usou da sua expertise e bom relacionamento para realizar um flash mob inédito na cidade de São Paulo, no último dia 20 de setembro.
A ação, que pontuou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, contou com um grupo de jovens aprendizes com deficiência auditiva e intelectual, da ONG Nurap e apoio da Avape, Associação para a Valorização da Pessoa com Deficiência, além da parceria da Companhia do Metrô de São Paulo, que cedeu o espaço para o evento.
A equipe de atendimento da Trama, composta pelas executivas Adriana Veronez e Isabela Graziosi, e pela Diretora Helen Garcia, conseguiu levar para a cobertura do evento divesros veículos como a TV Bandeirantes, TV Brasil, TV Globo, RIT TV, Metro News, Folha de SP e O Estado de SP, além de exibição do vídeo no Programa Mais Você, da Ana Maria Braga. Com o mote “Deficiência é não fazer nada”, a ação pontuou também a criação de um MAPA, Movimento Avape pela Ação, cujo objetivo é promover a inclusão de mais de 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho, por meio de um cadastro no site.
O assunto foi um dos destaques nos telejornais dessas emissoras, trazendo visibilidade para a Avape e pedindo mais inclusão e oportunidades para pessoas com deficiência.
“Pensamos em fazer um flash mob num formato diferenciado, algo que nunca tinha visto até então, protagonizado por pessoas com deficiência. Nós tínhamos a ideia de fazer em um local com grande circulação de pessoas. E, após diversas tentativas em lugares diferentes, chegamos ao Metrô, que nos apoiou e cedeu uma estação com um bom espaço. Mais que uma ação de RP, foi uma ação por amor à causa que envolveu engajamento e diálogo”, explica Helen Garcia, Diretora de Atendimento da Trama Comunicação.
Mas, a concepção de todo o projeto não foi apenas um “mar de rosas”. Do início ao fim, surgiram algumas dificuldades, o que exigiu muito jogo de cintura da equipe. Depois de muita negociação com o departamento de marketing, o departamento de operações do Metrô e sucessivas visitas à companhia, conseguimos viabilizar a ação com êxito e sucesso entre os atores e públicos de interesse. É a Trama pensando fora da caixa, mais uma vez, e mostrando que é expert quando o assunto é responsabilidade social e construção da cidadania, temas aliás que estão no DNA da nossa agência, nesses 18 anos de mercado!