O discurso das organizações vem ganhando especial atenção dos consumidores. Ele deve ser coerente com as ações e as concepções das empresa, devendo também estar alinhado a todas as suas atividades administrativas, financeiras e de marketing, à forma de relacionamento com seus públicos de interesse e, principalmente, aos conceitos de responsabilidade sócio ambiental.
O discurso organizacional é a base da empresa, é a sua imagem, o seu apoio, a base da sua comunicação e da ideia que deseja transmitir, tanto interna como externamente. Deve estar o baseado nos valores, na missão e na visão da organização. Ele se estabelece e cria a identidade corporativa, ele confere interação aos negócios.
Deve haver um consenso sobre a elaboração de um discurso próprio e unificado que identifique o todo e cada uma de suas partes – é o discurso que cria a identidade. Ele é o principal meio pelo qual a sua empresa pode fazer com seus públicos se identifiquem com a sua causa e se engajem em objetivos comuns e associados à corporação.
Sendo assim, aqui ficam algumas perguntas:
- A sua empresa tem um discurso organizacional próprio?
- Ele está coerente com os valores da empresa?
- Como você o transmite a seus públicos?
- O seu público está engajado?
Se ficou em dúvida, entre em contato com a Trama Comunicação