O que um simples pendrive oferece de benefício ao usuário? Pense bem.
Se você respondeu segurança de dados, facilidade no transporte e/ou acesso a arquivos, está desatualizado. Esse pensamento cartesiano está indo por água abaixo. Produtos de tecnologia, dos pendrives a um iPad, entregam, facilidade na comunicação, encurtamento de distâncias, menos custo com transporte (de dados e pessoas), rapidez na resolução de problemas , em suma, qualidade de vida. Sim, pois tudo que facilita a vida das pessoas, abre portas para momentos de lazer, práticas saudáveis, tempo com a família e amigos.
Valores concretos não são mais os protagonistas dos resultados das empresas, incluindo as de tecnologia. Bom, o primeiro passo é reconhecer os benefícios intangíveis do serviço oferecido, num segundo momento, vem a hora de pensar na mensuração de resultados.
Com esse panorama em mente, fica mais fácil compreender o resultado de uma pesquisa realizada pela Amcham com executivos de TI: somente 14% declararam estar totalmente satisfeito com a mensuração de resultados. 96% reconhecem a crescente cobrança por indicadores, mas apenas 14% declaram estar satisfeitos com a mensuração dos resultados.
Será que esse é um indicativo de mudança de cultura corporativa? Pode ser. Se grande parte dos executivos já identificou que há um problema, cabe observarmos quanto tempo vai levar para o mercado difundir novas formas de mensuração, que abarquem os intangíveis.
Os resultados intangíveis de uma companhia estão relacionados a alguns fatores como: a relação da empresa com funcionários, clientes, fornecedores e sociedade, se a localização da empresa está favorecendo seus negócios, posicionamento perante a concorrência, percepção da marca por parte de todos os stakeholders, cumprimento de leis e normas, parceria com entidades governamentais, dentre outros. Tudo isso agrega valor ao serviço/ produto oferecido.
Mas, como agregar valor à algo visto por muitos como concreto e absoluto como soluções de tecnologia? Como mostrar que a tecnologia é a chave para boas práticas, qualidade de vida e praticidade, não apenas algo frio e não humanizado? É com essas perguntas em mente que o Núcleo de TI da Trama Comunicação trabalha.
Atuamos em parceria com nossos clientes, para identificar boas práticas, divulgar cases de sucesso, mostrar a relevância de seus produtos, aproximá-lo de forma humana da sociedade, não apenas da mídia. Assim, auxiliamos nossos clientes na construção de sua imagem institucional, agregando a ela o valor dos benefícios intangíveis de seus produtos.
A tarefa não é fácil! O pensamento cartesiano ainda impera no meio corporativo como um todo e mostrar a necessidade de ações de comunicação é uma de nossas tarefas. Estar presente na grande mídia, ser fonte para assuntos relevantes para a sociedade e mostrar-se consciente de seu papel social são chaves. Mensuramos esses aspectos, verificando o valor do espaço no qual o cliente foi citado na mídia e a quantidade e localização das pessoas que acessam esse veículo. São nossas ferramentas para quantificar o que é intangível.
O pensamento cartesiano de “invisto no que sei que dá resultado” sempre existirá, então cabe a nós contribuir para que as empresas de tecnologia compreendam esse fator “intangibilidade” e desenvolvam mecanismos para mensuração. Assim, certamente teremos também mais investimentos para comunicação nas companhias de TI.
Adorei o artigo! valeu!