Não é de hoje que as empresas, principalmente aquelas ligadas ao varejo, têm investido maciçamente na criação de produtos, peças, campanhas e projetos com design diferenciado , visando proporcionar aos mais diferentes perfis de consumidores experiências sinestésicas. E quando falamos em design, é bom que fique bem claro que não estamos tratando apenas do projeto do produto em si ou da embalagem. Estamos falando sobre todo o processo de construção de marca, capaz de trazer à tona reminiscências, histórias de vida, correlações culturais e inúmeros outros repertórios que encantam as pessoas e, por fim, as fidelizam em relação a uma dada empresa ou organização.
Em São Paulo, muito se discute atualmente sobre a proibição das sacolas plásticas nos supermercados. Diversas decisões judiciais, liminares e discussões permeiam esse assunto. Enfim, enquanto ainda discutimos sobre os benefícios das sacolas reutilizáveis, em outros países, as agências de marketing e comunicação preocupam-se em oferecem para as empresas modelos de sacolas que aliam consciência ambiental e uma publicidade “cool” (descolada) que, certamente, faz com os consumidores lembrem-se da marca em função de um ponto de contato extremamente criativo, ou seja, de uma experiência única que exerceram com essa empresa e que está totalmente alinhada com a missão, visão e valores da organização.
Veja que exemplos bacanas de sacolas reutilizáveis mundo afora!
Na Trama, também temos desenvolvido press kits e outros materiais de marketing e comunicação institucional para nossos clientes seguindo esse apelo do design como experiência de marca.
Um exemplo é o press kit da Avape/Febraban, criado com o objetivo de associar a contratação de profissionais com deficiência visual pelos bancos associados à Federação. Utilizamos um cartão impresso em braile com a seguinte mensagem “se você não conseguiu ler esta mensagem, imagine o que é viver num mundo não adaptado”. Sucesso total na ação, principalmente, junto a jornalistas e formadores de opinião.
Outro projeto criado pela Trama e de grande repercussão foi o press kit da Teac – distribuidor de soluções em áudio e TI. O material focava a divulgação da linha de docks comercializados pela multinacional, utilizando como conceito o tempo em que ouvir música era um evento social (antes da chamada “Era dos fones de ouvido”). Os profissionais de imprensa se encantaram!