O tempo em que os bons salários mantinham funcionários nas empresas por muitos anos já ficou, literalmente, para trás. Hoje em dia, com o aquecimento da economia e do mercado, é preciso desenvolver outros atrativos com foco na qualidade de vida e desenvolvimento profissional para reter os colaboradores.
O que era considerado um diferencial há poucos anos, hoje já é encarado como uma característica básica. Há, inclusive, avaliações rigorosas para elencar as melhores empresas para trabalhar, a exemplo do trabalho feito pelo Great Place to Work – empresa especialista em auxiliar as organizações a manter um excelente ambiente de trabalho.
Mas, como ser uma boa empresa para seus colaboradores? Estabelecer a confiança entre líderes e liderados, fazendo com que todos se sintam confortáveis no local de trabalho, é um bom começo. A credibilidade também é um fator importante, tanto para o funcionário, que mostra competência no cargo, quanto para a empresa, nas atividades prestadas.
O respeito às diferenças, ao ambiente e à concorrência é também determinante para a construção de um bom local de trabalho. Isso ajudará, inclusive, a fazer com que o colaborador “vista a camisa” e celebre as vitórias da empresa – um sinal de que a qualidade do ambiente está elevada.
A transparência e o comprometimento da empresa em assuntos internos e externos influenciam também no reconhecimento da companhia e dos trabalhos prestados. Investimentos constantes no funcionário devem ainda fazer parte do planejamento da organização.
Todos esses valores são incorporados, diariamente, em todas as atividades da Trama. Desta maneira, cria-se um bom ambiente para os colaboradores, que se sentem cada vez mais motivados a passar toda essa qualidade para os serviços prestados aos clientes. São essas ações que, inclusive, fomentam a missão da empresa: construir relacionamentos de confiança entre a organização e seus públicos, pelo tripé da ética, qualidade e resultado.